Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-04-2009

Morre o fotógrafo Otto Stupakoff, pioneiro da moda no Brasil
Stupakoff tinha 73 anos; causa da morte ainda não foi divulgada. Fotógrafo acumulou trabalhos prestigiados e ganhou prêmios na Europa.
Morre o fotógrafo Otto Stupakoff, pioneiro da moda no Brasil
Foto: G1

O fotógrafo Otto Stupakoff, pioneiro da imagem de moda no país, morreu aos 73 anos, na última quarta-feira (23). O corpo foi encontrado em seu apartamento no bairro do Itaim, em São Paulo, onde ele vivia sozinho.

Em mais de 50 anos de carreira, Stupakoff acumulou trabalhos prestigiados no Brasil e no exterior. Fotografou a top model britânica Kate Moss para a Vogue francesa, além de centenas de ensaios para revistas como as americanas Harper’s Bazaar e Cosmopolitan e a Elle francesa.

Entre as décadas de 60 e 90 Stupakoff morou nos Estados Unidos e na Europa, onde fotografou personalidades como o então presidente Richard Nixon, a princesa Grace Kelly, a atriz Bette Davis e o escritor Truman Capote.

Stupakoff foi o único profissional brasileiro a ter seu nome incluído no "Vogue Book of Fashion Photography", que o destacou entre os dez nomes mais importantes da fotografia de moda no mundo nos anos 70. Nesta mesma década, foi homenageado no DuPont Award, importante prêmio concedido em Paris.

O fotógrafo vivia em São Paulo desde 2005. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O corpo de Stupakoff será cremado na sexta-feira (24), às 14h, no Cemitério São Paulo.

Morre o fotógrafo Otto Stupakoff, pioneiro da moda no Brasil.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir