Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-10-2008

Eloá tem morte celebral depois de ser baleada
Após ser mantida refém por mais de 100 horas, Eloá levou tiro na cabeça
Eloá tem morte celebral depois de ser baleada
Foto: Reprodução

A jovem Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, que foi mantida refém durante mais de 100 horas pelo ex-namorado em Santo André, no ABC, teve morte cerebral confirmada às 23h30 deste sábado (18), segundo informou o secretário de Saúde do município, Homero Nepomuceno Duarte.

Ainda no sábado, a neurocirurgiã Grace Mayre Lydia disse que a jovem ""Neurologicamente, nunca sairia dessa situação". Apesar disso, ela informou que a jovem "tinha sinais vitais e o coração batia".

A médica disse que Eloá estava em estado gravíssimo e que a equipe seguia um protocolo de exames que serviam como base para avaliar se seu quadro indicaria a morte cerebral.

A médica afirmou que, apesar de retirada da sedação, ela seguia em coma. Por volta das 23h deste sábado, o exame da atividade cerebral começou a ser feitoo.

Perguntada se a paciente apresentou alguma atividade cerebral no primeiro exame, feito pouco antes das 17h deste sábado (18), a médica respondeu: "não apresenta, por isso que nós retiramos tudo [os medicamentos que a mantinham em coma induzido] para verificar o estado real".

O secretário municipal de saúde de Santo André, Homero Nepomoceno Duarte, ressaltou a necessidade de seguir o protocolo para determinar o verdadeiro estado de Eloá. "É uma determinação do Conselho Federal de Medicina que todas as pessoas nesse tipo de coma sejam submetidas a esse protocolo, para não ter dúvidas", afirmou. "O primeiro já é conhecido, é necessário repeti-lo. Com o resultado dos dois, a equipe se reúne e tem uma opinião final."

A jovem foi atingida por dois tiros, um na cabeça e outro na virilha. A diretora do hospital, Rosa Maria Pinto Aguiar, afirmou que os pais de Eloá receberam autorização para permanecer dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) junto com a filha. Segundo ela, há um sofá no espaço para eles.

Rosa afirmou que a família está muito abalada e que tem se revezado. Por volta das 17h, a mãe e um dos irmãos da menina estavam no local. "Eles fizeram questão de ficar perto, e nós também. Cada um estada reagindo psicologicamente de uma maneira, mas estão muito abalados."

Eloá tem morte celebral depois de ser baleada.
Eloá tem morte celebral depois de ser baleada
Após ser mantida refém por mais de 100 horas, Eloá levou tiro na cabeça

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: Reprodução

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir