Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-10-2008

Seqüestrador de jovens é transferido para CDP de Pinheiro
As duas jovens que eram mantidas reféns por Lindemberg foram baleadas. Após ser retirado pelos agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate)
Seqüestrador de jovens é transferido para CDP de Pinheiro
Foto:http://www.g1.com.b

Lindemberg Alves, de 22 anos, que manteve a ex-namorada refém por mais de 100 horas em Santo André, no ABC, foi transferido na madrugada deste sábado (18) para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ele chegou a ser levado para o 6º Distrito Policial do município para prestar depoimento, mas não declarou nada sobre o caso à polícia.

As duas jovens que eram mantidas reféns por Lindemberg foram baleadas. Após ser retirado pelos agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar do apartamento onde mantinha reféns, ele foi encaminhado para o 6º Distrito Policial de Santo André. Na noite de quinta-feira (17), o seqüestrador chegou a ser levado para a cadeia pública de Santo André.

Ainda na delegacia, um médico-legista fez o exame de corpo de delito no rapaz. Não foram divulgadas informações sobre o resultado do exame, mas, ao contrário do que ocorreu com as reféns, o seqüestrador deixou o local sem ferimentos visíveis. Oficialmente, a PM informou não ter usado armas letais e que apenas as duas jovens foram atingidas por disparos feitos pelo rapaz.

Mais cedo, o Gate informou que a invasão do apartamento onde o seqüestrador mantinha a ex-namorada e a amiga dela, ambas de 15 anos, foi realizada conforme os procedimentos previstos em gerenciamento de crise.

Estado de saúde
O neurocirurgião Marco Tulio Setti, que faz parte da equipe que operou a jovem Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, disse na manhã deste sábado (18) que o estado de saúde dela piorou em relação a sexta-feira (17). Setti diz que Eloá está na pior pontuação numa escala que vai de 15 a 3 e existe a possibilidade de morte cerebral. Se sobreviver, contou, corre o risco de ficar em estado vegetativo permanente.

Setti disse que Eloá está sendo retirada do coma induzido para verificar como o organismo vai se comportar sem a medicação. A bala atravessou toda a cabeça de Eloá e, de acordo com o médico, não há resposta de atividade cerebral. Em lesões cerebrais causadas por armas de fogo, disse ele, os danos costumam ser "desastrosos", com risco de ficar em estado vegetativo.

De acordo com a diretora do hospital, Rosa Maria Pinto Aguiar, a outra jovem baleada, Nayara Silva, também de 15 anos, deve ter alta entre sete e dez dias. Ela está consciente e em unidade de terapia semi-intensiva. Nayara perguntou da amiga Eloá aos médicos. "Dissemos que estamos cuidando dela", disse a diretora.
A invasão

Segundo o coronel Eduardo José Félix, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo, a invasão ocorreu após policiais que estavam no apartamento ao lado do cativeiro terem ouvido um disparo. PMs que estavam em posições estratégicas se aproximaram rapidamente da porta e a explodiram para ter acesso ao interior do apartamento. Nós só invadimos porque houve disparo. Caso contrário, a gente não ia invadir, afirmou.

O coronel afirma que só após a invasão foi ouvido um segundo disparo, também realizado pelo seqüestrador. Enquanto os policiais entravam no local pela porta, agentes colocavam uma escada móvel para entrar no apartamento pela janela. Um policial invadiu o local com essa estratégia.

"A todo o momento nós tentamos preservar a vida, mas é uma ocorrência de risco. Da mesma forma que vocês estão aqui me questionando a respeito, vocês poderiam estar aplaudindo", disse o coronel tentado explicar para a impressa que a ação era passível de erros.

Após a invasão, a primeira pessoa a ser retirada do apartamento foi Nayara Silva, a amiga de Eloá que retornou ao local depois de ser libertada. Ela estava com o rosto sangrando, mas desceu as escadas caminhando, amparada por um policial. Ao chegar ao térreo, ela foi deitada no chão para ser imobilizada em uma maca.

O seqüestrador foi retirado do apartamento logo em seguida e levado para o corredor do prédio. A ex-namorada dele, Eloá Pimentel, foi retirada logo depois. A adolescente estava enrolada em um lençol e saiu carregada por um policial.

Um médico que estava de plantão acompanhou Eloá, mas a garota foi imediatamente levada em uma maca para a ambulância. Nesse momento, um carro da policia já estava posicionado na porta do condomínio com o porta-malas aberto. Lindemberg Alves foi colocado dentro do carro e levado para o 6º Distrito Policial de Santo André.

Seqüestrador de jovens é transferido para CDP de Pinheiro
Rapaz de 22 anos não deu declarações durante depoimento à polícia.


Seqüestrador de jovens é transferido para CDP de Pinheiro
As duas jovens que eram mantidas reféns por Lindemberg foram baleadas. Após ser retirado pelos agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate)

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto:http://www.g1.com.b

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir