Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-04-2009

Vendido Pátio da Oficina da Estrada de Ferro
Cercado e pronto para começar uma obra no antigo pátio da Oficina da Estrada de Ferro...
Vendido Pátio da Oficina da Estrada de Ferro
Júlio Carlos de Oliveira
Foto: José Rubens Brumana

Cercado e pronto para começar uma obra no antigo pátio da Oficina da Estrada de Ferro, localizada no balneário de Barra do Itapemirim.

Várias famílias de ex-funcionários se dizem revoltadas com a situação que chegou. "Como vender uma área pública que era o pátio das locomotivas e agora é de um particular. Isso parece terra de ninguém", disse uma senhora que preferiu não se identificar.

Vizinha ao local Doníria do Espírito Santo lembrou que para se restaurar o patrimônio histórico é um processo moroso e que nem começou. "Mas para vender e conseguir a legalidade do terreno foi rápido".

O professor de história Júlio Carlos de Oliveira mostra a lei de nº 893/2005, que faz o tombamento da Oficina construída em 1937. "O proprietário já colocou os andaime para destruir uma antiga chaminé que hoje serve de abrigo para pássaros e que faz parte da paisagem histórica do prédio". O professor espera que a Prefeitura possa investigar junto com o Ministério Público Estadual a legalidade da compra do pátio de um local histórico e que representa muitas lembranças para as famílias dos ferroviários. "Meu pai foi maquinista de uma locomotiva e vamos lutar para recuperar esse pedaço da nossa história", finaliza.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir