Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-04-2009

MARKETING OU MORAL
Crise econ�mica? Que nada! A crise no Brasil continua sendo a pol�tica...
MARKETING OU MORAL

Juliano Ribeiro Almeida

Crise econ�mica? Que nada! A crise no Brasil continua sendo a pol�tica... O senador Cristovam Buarque recentemente foi � tribuna para sugerir um plebiscito para ver se o povo brasileiro deseja fechar o Congresso Nacional, t�o vergonhosa � a pol�tica que se tem feito naqueles corredores do Planalto. Logo depois de lembrarmos com pesar os 40 anos do Ato Institucional n�mero 5, que num atentado � democracia fechou o Congresso na ditadura militar, cogita-se se agora essa n�o � a vontade popular.

Os esc�ndalos se multiplicam. O mensal�o de Roberto Jefferson abriu a cortina para que pud�ssemos contemplar os esquemas todos: os nossos legisladores est�o praticando corrup��o com os cart�es corporativos, com as verbas de gabinete, com o nepotismo, com o aumento absurdo de sal�rios, com o abuso de di�rias, com propinas de todos os n�veis, com desvios de verbas dos minist�rios, com falsas presta��es de contas de candidaturas e mandatos, com sonega��o do Imposto de Renda e constru��o de castelos, com aux�lio-isso, aux�lio-aquilo e at� com desvio de passagens a�reas para namoradas de congressistas. � uma farra deliberada. Em plena crise financeira levando na��es � recess�o, parece estar sobrando dinheiro para todos esses atos il�citos.

Realmente, a proposta do senador Buarque nos faz pensar... Vale a pena manter um Congresso em geral dispendioso, submisso, inexpressivo e corrupto como esse (guardadas as devidas exce��es)? E o problema n�o se limita a Bras�lia, mas se estende por toda a pol�tica nacional, regional e local. O Congresso Nacional �s vezes parece passar metade do mandato tentando esconder os esquemas de corrup��o das �ltimas elei��es e a outra metade fazendo campanha suja para as pr�ximas elei��es. As estruturas do Poder Legislativo gastam mais tempo e energia investigando os pr�prios congressistas do que propondo leis e reformas constitucionais importantes.

Dia atr�s, uma ex vereadora e atual subprefeita de S�o Paulo deu um depoimento pela TV dizendo que a corrup��o na pol�tica � realmente algo assustador e chega a comprometer pelo menos 70% dos pol�ticos. O vereador capixaba Moa deu uma entrevista a J� Soares recentemente e disse: "eu vi que a pol�tica � pior do que se pensa. � uma vergonha!".

Mas no auge dessa crise pol�tica institucional no Brasil, muitos deputados e senadores ainda est�o usando o mote de que a culpa dessa onda de pessimismo em rela��o � pol�tica brasileira � toda da m�dia, que, segundo eles, p�e demasiada �nfase nas not�cias de corrup��o, criando a impress�o de que pol�tica � sin�nimo de coisa suja... � um absurdo que um problema t�o grave como esse ainda seja encarado como uma quest�o mais de marketing do que de moralidade.

Juliano Ribeiro Almeida, 28, � padre cat�lico e trabalha em Cachoeiro de Itapemirim.

Fonte: O Autor
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir