Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2009

Sarkozy diz que Espanha "deve ser membro do G20"
O presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, defendeu hoje o direito da Espanha de participar do Grupo dos Vinte
Sarkozy diz que Espanha
Foto: IMAGES

Madri, 28 abr (EFE).- O presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, defendeu hoje o direito da Espanha de participar do Grupo dos Vinte (G20, os pa�ses ricos e os principais emergentes), durante o discurso que pronunciou em uma sess�o solene no Parlamento espanhol, no qual defendeu uma "moraliza��o do capitalismo".

"Seria completamente injusto que a Espanha n�o estivesse entre os pa�ses do G20. N�o � uma quest�o de escolher, � um dever", afirmou Sarkozy, que se referiu ao peso econ�mico da Espanha, onde hoje conclui uma visita de Estado.

O presidente da Fran�a tamb�m falou da crise econ�mica mundial para afirmar que "nos obriga a pensar de outro modo", a "chegar a resultados, a decis�es", e a repensar o que fazer, com as op��es de esperar que passe e retomar os antigos costumes "ou dizer a nossos cidad�os: nunca mais".

Esse ser�, segundo Sarkozy, o objetivo das pr�ximas reuni�es internacionais, nas quais a Europa dever� se pronunciar "com uma s� voz", porque, caso contr�rio, "n�o temos nenhuma possibilidade de convencer o mundo da mudan�a".

"� preciso pedir uma refunda��o, uma moraliza��o do capitalismo. Ningu�m aqui pode aceitar que os especuladores tenham privil�gios sobre os empres�rios", acrescentou.

Sarkozy, que reiterou o apoio total da Fran�a � Espanha em sua luta contra a organiza��o terrorista ETA, anunciou que os dois pa�ses criar�o hoje "um Estado-Maior comum de seguran�a" contra os terroristas e para o combate ao narcotr�fico.

Referiu-se tamb�m � luta contra a mudan�a clim�tica para indicar que a Europa tem que ajudar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "a convencer o Congresso" de seu pa�s da necessidade de avan�ar nesse campo.

"Em 2020, a Europa produzir� 20% a menos de emiss�es de CO2, e deve convencer os EUA a se unir a este combate, que tamb�m � o seu", acrescentou.

Pouco antes de ir ao Congresso dos Deputados pronunciar seu discurso, Sarkozy colocou flores no Monumento aos Ca�dos pela Espanha, onde est�o as cinzas dos espanh�is que pegaram em armas contra as tropas francesas em 2 de maio de 1808.

Com Sarkozy, estiveram presentes os ministros franceses Bernard Kouchner (Assuntos Exteriores) e Mich�le Alliot-Marie (Interior). EFE

Sarkozy diz que Espanha "deve ser membro do G20".

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir