Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-04-2009

Presidentes de Bolívia e Paraguai selam acordo fronteiriço
Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Fernando Lugo, selaram nesta segunda-feira
Presidentes de Bolívia e Paraguai selam acordo fronteiriço
Foto: AFP

BUENOS AIRES, Argentina (AFP) — Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Paraguai, Fernando Lugo, selaram nesta segunda-feira, em Buenos Aires, um acordo que fixa os limites fronteiriços, questão que já causou uma guerra que deixou mais de 100.000 mortos na década de 30.

Morales e Lugo firmaram o memorando final elaborado pela Comissão Demarcadora de Limites de Bolívia e Paraguai, cuja missão foi concluída em 2007, em uma cerimônia solene na Casa Rosada (governo). O documento foi entregue aos mandatários pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Lugo, Morales e Kirchner destacaram em seus discursos a atual unidade e paz entre os países sul-americanos e que a origem do conflito entre Paraguai e Bolívia foi o interesse estrangeiro nos recursos energéticos da região.

Morales afirmou que "as guerras (na região) vêm de fora, promovidas pelas multinacionais, por grupos oligárquicos que disputam nossos recursos naturais".
Lugo destacou que é preciso consolidar a paz regional para que "nunca mais os interesses externos" desequilibrem a América do Sul.

Kirchner advertiu que os interesses das poderosas companhias estrangeiras ainda ameaçam a paz: "A guerra entre Paraguai e Bolívia não foi uma exceção. Teve cheiro de petróleo, como tantas guerras do passado e de agora também".

A chamada Guerra del Chaco (1932-1935), entre Bolívia e Paraguai, foi uma disputa em torno do Chaco Boreal, rico em hidrocarbonetos, tendo de um lado a americana Standard Oil e do outro a anglo-holandesa Royal Dutch Shell.

O Tratado de Paz, Amizade e Limites foi assinado em 1938 entre Paraguai e Bolívia para estabelecer a criação de uma comissão mista para definir a linha divisória entre ambas as nações.

Presidentes de Bolívia e Paraguai selam acordo fronteiriço.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir