Categoria Policia  Noticia Atualizada em 28-04-2009

PF indicia Dantas por mais 6 crimes
Banqueiro, que j� responde por corrup��o, crime pelo qual foi condenado a 10 anos de pris�o, se calou ao depor
PF indicia Dantas por mais 6 crimes
Foto: O Globo

Pol�cia Federal indiciou ontem o banqueiro Daniel Dantas no inqu�rito Satiagraha. A PF imputou seis crimes ao controlador do grupo Opportunity: gest�o fraudulenta de institui��o financeira, concess�o de empr�stimos vedados pela Lei do Colarinho Branco, evas�o de divisas, lavagem de dinheiro, forma��o de quadrilha e sonega��o fiscal.

Eram 7h40 quando Dantas chegou � PF para depor, acompanhado de seu advogado, o criminalista Andrei Zenkner Schmidt. Mas o banqueiro permaneceu em sil�ncio durante os 25 minutos em que ficou na sala do delegado Ricardo Saadi, que preside o inqu�rito. "N�o h� exerc�cio de defesa com indiciamento j� pronto", protestou Schmidt.

A PF anunciou que j� indiciou 13 investigados. O enquadramento de Dantas, condenado a 10 anos de pris�o por suposto crime de corrup��o ativa, tem base em investiga��o de 9 meses, acompanhada passo a passo pelo procurador da Rep�blica Rodrigo de Grandis - a quem caber� oferecer den�ncia penal. "H� ind�cios s�lidos da pr�tica de crimes financeiros e de lavagem contra Dantas, n�o por outro motivo o delegado (Saadi) o indiciou", disse Grandis. Ele elogiou a atua��o de Saadi.

A Opera��o Satiagraha foi criada pelo delegado Prot�genes Queiroz, que acabou afastado do caso e de suas fun��es na PF por supostos abusos. Saadi, seu sucessor, refez o inqu�rito.

Para o procurador federal, o banqueiro "perdeu a oportunidade de oferecer sua vers�o sobre os fatos". Grandis declarou que considera o sil�ncio de Dantas "incompat�vel com a postura daquele que se diz inocente".

Dantas j� foi preso duas vezes, em 2008, mas em ambas as oportunidades acabou beneficiado por decis�es do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal. O procurador n�o revelou se pretende pedir novamente a pris�o do banqueiro. "Essa possibilidade existe em todos os casos em que os requisitos legais est�o preenchidos", anotou.

O indiciamento foi dividido em dois blocos de tipifica��es penais - um de crimes financeiros (gest�o fraudulenta, evas�o e empr�stimos vedados) e outro de lavagem. Al�m de Dantas, cinco executivos foram indiciados ontem: Ver�nica Dantas, irm� do banqueiro, Arthur Joaquim de Carvalho, cunhado dele, Eduardo Penido Monteiro e Norberto Aguiar Tomaz - diretores do banco - e a advogada Daniele Silbergleid. Enquadrados pelos crimes atribu�dos a Dantas, se negaram a depor.

Em nota, a dire��o do Opportunity afirmou que o indiciamento "sem a exist�ncia de crimes constitui mais um ato arbitr�rio". O advogado Andrei Schmidt asseverou que o sil�ncio de Dantas e sua equipe n�o significa que tivessem temor em responder �s indaga��es da PF. "A acusa��o n�o garantiu direito b�sico dos investigados, por isso foram orientados a permanecerem em sil�ncio para n�o colaborar com esse simulacro de investiga��o."

A dire��o do grupo informou que os Estados Unidos liberaram, semana passada, recursos do Opportunity Fund que estavam bloqueados. "Essa postura condenat�ria e parcial, independentemente da adequada apura��o dos fatos, tem o prop�sito de produzir den�ncia �s pressas e justificar ilegais pedidos de coopera��o internacional", diz o comunicado.

"O indiciamento objetiva fabricar ?provas? como muni��o a ser usada no embate internacional. � evidente que um bra�o da PF abusa da capacidade de indiciar como boia de salvamento da Satiagraha."

PF indicia Dantas por mais 6 crimes.

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir