Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-04-2009

PIB americano tem queda de 6,1% no primeiro trimestre
A atividade econ�mica dos Estados Unidos entre janeiro e mar�o sofreu uma contra��o de 6,1% em rela��o...
PIB americano tem queda de 6,1% no primeiro trimestre
Foto: http://goaa.files.wordpress.com

Washington, 29 abr (EFE).- A atividade econ�mica dos Estados Unidos entre janeiro e mar�o sofreu uma contra��o de 6,1% em rela��o ao mesmo trimestre de 2008, n�mero bem pior que o esperado, informou hoje o Departamento de Com�rcio.

Ap�s uma queda anualizada de 6,3% no �ltimo trimestre de 2008, a maioria dos analistas achava que, no primeiro trimestre de 2009, a redu��o do PIB seria de aproximadamente 5%.

A contra��o do Produto Interno Bruto (PIB) nesses dois trimestres consecutivos � a pior registrada nos EUA em mais de 60 anos.

O dado mais que mais chama a aten��o no relat�rio sobre o primeiro trimestre vem do setor empresarial. Segundo o documento, as companhias praticamente suspenderam seus investimentos e se livraram de trabalhadores e estoques a um ritmo acelerado. Al�m disso, as exporta��es americanas registraram sua maior queda em 40 anos.

Nos �ltimos dois trimestres do ano passado, os consumidores - respons�veis por dois ter�os do PIB americano - se mostraram austeros e, frente ao desemprego crescente e � desvaloriza��o de suas propriedades, trataram de economizar um pouco mais.

Entre janeiro e mar�o, no entanto, os gastos dos americanos cresceram a um ritmo anual de 2,2%, o mais r�pido em dois anos.

Mas, no panorama geral, os cortes de despesas em quase todas as outras �reas anularam o maior apetite dos consumidores.

A diminui��o dos gastos em empreiteiras, escrit�rios e ind�strias se somou � queda nas exporta��es e, pela primeira vez desde o fim de 2005, a uma diminui��o nos gastos do Governo. EFE

PIB americano tem queda de 6,1% no primeiro trimestre.

A atividade econ�mica dos Estados Unidos entre janeiro e mar�o sofreu uma contra��o de 6,1% em rela��o...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir