Categoria Educação  Noticia Atualizada em 29-04-2009

Melhores escolas do DF atribuem boas notas a avaliações inte
Colégio Militar de Brasília tem 90% dos professores com pós-graduação. No Colégio Galois, carga semanal de estudo é maior do que a exigida.
Melhores escolas do DF atribuem boas notas a avaliações inte
Foto: G1

No Distrito Federal, a receita que as escolas públicas e particulares encontraram para fazer seus alunos terem bom rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi avaliar os alunos periodicamente, inclusive com testes-surpresa, e de forma interdisciplinar. Ou seja, o aluno não preenche provas de apenas uma disciplina, ele precisa raciocinar usando conhecimentos de duas ou mais matérias.

O Colégio Militar de Brasília, escola pública com melhor nota no Enem no Distrito Federal, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta terça-feira (28), tem 90% dos professores com pós-graduação. Porém, o diretor de ensino, coronel Wagner Oliveira Gonçalves, diz que esse não é o único motivo para a bom desempenho dos alunos no Enem. A escola atende a cerca de 1.500 alunos no ensino médio.

"Eu diria que há três aspectos que resultaram neste bom desempenho. Primeiro, o cumprimento do programa de ensino, que inclui bons professores e uma boa infraestrutura. Depois, a interdisciplinaridade, que engloba todas as matérias regulares e as atividades extras dos estudantes. E, por último, a proposta pedagógica, que envolve os valores e tradições do Exército, como civismo, patriotismo, cidadania", lista o coronel.

No Colégio Militar, os alunos entram às 7h15 e saem da sala de aula às 12h15. A disciplina e o sistema de hierarquia do sistema militar estão presentes nos uniformes e nas rotinas dos alunos. Um exemplo é a aluna do 3º ano do ensino médio Stéphane Cordeiro Beltrão Oliveira. Por conta das boas notas e por já estar no último ano do Ensino Médio, ela é chamada de "coronel" pelos professores e colegas.

Diferentemente do restante das escolas públicas do país, o corpo docente das instituições militares é formado por professores contratados pelo governo federal, além dos militares especializados em ensino. Os mestres precisam passar por provas de didática antes de serem aceitos na escola.

Na unidade de Brasília, os alunos são testados a todo instante. "A gente tem testes-surpresas, as verificações imediatas, que podem ser aplicadas a qualquer momento. Chegamos na sala e o professor aplica a ‘V.I.’. Por isso, criamos o hábito de estar sempre estudando e não apenas no período de provas", explica a "coronel Stéphane", de 18 anos.

Além disso, os alunos do Colégio Militar passam por provas bimestrais interdisciplinares e, ao final do ano, têm que apresentar um trabalho em grupo, formado por quatro ou cinco alunos, sobre um tema definido no começo do ano letivo. O trabalho, que se assemelha a uma monografia, segundo os alunos, precisa apontar um raciocínio interdisciplinar sobre a questão.

"Isso nos ajuda a raciocinar sobre todos os aspectos de um tema", comenta Pedro Silva Rocha Lima, de 18 anos.

No Colégio Militar de Brasília, os pais acompanham o desempenho do aluno pela internet. A cada ocorrência negativa, os pais são informados por meio da direção da escola e também podem acessar a ficha do aluno pela web. "Se percebemos que determinado aluno está com alguma dificuldade de aprendizagem ou teve algum problema de disciplina, procuramos falar com os pais para ver o que se pode fazer", comenta o coronel Gonçalves.

Caro, mas eficaz

No Colégio Galois, em Brasília, o ambiente é completamente diferente do Colégio Militar. A rigidez militar dá lugar ao despojamento. Os alunos têm acesso a loja de operadora de celular, terminal bancário 24 horas, lanchonetes, espaços de convivência com mesa de pebolim e até missa católica.

Para estudar no Galois, o pai do aluno paga uma mensalidade de R$ 1.595. Porém, tem acesso ao melhor ensino médio entre as escolas privadas do Distrito Federal. A escola atende 1.200 alunos nesta faixa de ensino.

A proprietária da escola, Dulcinéia Marques, diz que o objetivo da instituição é fazer os alunos gostarem de estudar. "A coisa mais importante é detetar o aluno que gosta de estudar. Todos vão à escola, mas nem todos gostam de estudar", argumenta.

Os alunos do Galois também são submetidos a seis horas mais de estudo por semana do que o exigido pelo MEC –em lugar das habituais 30 da maioria das escolas, eles estudam 36. Assim como no Colégio Militar, o sistema de avaliação é apontado como o principal fator para o bom resultado no Enem.

No Galois, os alunos são submetidos a testes semanais com questões objetivas, respondidas por um sistema pela internet, para avaliar o quanto eles absorveram do que foi ensinado na sala de aula. Segundo a proprietária da escola, isso faz com que os alunos sempre estejam preparados para as provas e sintam menos tensão na hora das avaliações bimestrais.

Além das avaliações bimestrais de cada matéria, os alunos participam de um teste que simula questões do Enem e das provas dos vestibulares da Universidade de Brasília (UnB), também bimestralmente. Essas provas têm peso na nota final e são interdisciplinares.

Melhores escolas do DF atribuem boas notas a avaliações interdisciplinares.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir