Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-04-2009

Brasil monitora 36 casos por gripe suína; dois são suspeitos
Trinta e seis pacientes são monitorados em 11 Estados brasileiros por conta da gripe suína
Brasil monitora 36 casos por gripe suína; dois são suspeitos
Foto: http://geral.dgabc.com.br

Trinta e seis pacientes são monitorados em 11 Estados brasileiros por conta da gripe suína. Dois casos suspeitos foram confirmados, sendo um em São Paulo e outro em Belo Horizonte, Minas Gerais. As informações foram divulgadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira.

Os casos são acompanhados no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo o ministro, apesar dos casos suspeitos, não foi confirmada ainda a entrada do vírus da doença no País e não há motivo para pânico. "É muito importante passar que não existe evidência da gripe suína no Brasil. O momento é difícil e o fato de a OMS (Organização Mundial de Saúde) ter elevado o nível para 5 demonstra isso, mas o quadro está controlado e a população deve confiar nas autoridades sanitárias", disse Temporão.

Ele afirmou que o Brasil está à frente nas ações de precaução contra a doença e que o estoque de medicamento é suficiente para atender a um eventual surto. "Temos a matéria-prima, os técnicos e os laboratórios para produzir o medicamento que atenda até nove milhões de infectados. Além disso, hoje, temos quantidade disponível para tratar 12.500 pacientes", garantiu.

O ministro também destacou que não há chance de contaminação por conta do consumo de carne de porco e condenou a automedicação. "As pessoas que apresentarem algum sintoma, independente de ter estado ou não nas áreas de risco, devem procurar atendimento. Elas serão destinadas para um dos 52 hospitais de referência do País. Tomar medicamentos por conta própria é perigoso e é importante que haja avaliação profissional".

Questionado sobre possíveis mudanças nas ações de prevenção por conta da elevação do alerta para o nível 5, Temporão garantiu que o Brasil segue estritamente as recomendações da OMS. "Seguimos o protocolo à risca e ainda estamos aguardando novas determinações. Se houver necessidade de esforço adicional, o governo vai fazer. Porém, até o momento, todos os recursos disponíveis são suficientes para proteger o País", assegurou o ministro.

Brasil monitora 36 casos por gripe suína; dois são suspeitos



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir