Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-04-2009

Lula pode anunciar amanhã nova estatal do petróleo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode anunciar amanhã, no feriado de 1º de Maio, no Rio de Janeiro, a criação de uma nova estatal do petróleo
Lula pode anunciar amanhã nova estatal do petróleo
Foto: http://en.epochtimes.com

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode anunciar amanhã, no feriado de 1º de Maio, no Rio de Janeiro, a criação de uma nova estatal do petróleo para explorar o óleo da camada do pré-sal, localizada abaixo do leito marinho.

O projeto do novo marco regulatório com as regras para a exploração nas áreas do pré-sal ainda não está concluído, mas um interlocutor de Lula no Planalto informa que, em linhas gerais, a ideia é criar uma autarquia do governo federal, nos mesmos moldes do atual modelo norueguês, que prevê a sociedade com investidores para desenvolvimento de áreas exploratórias.

Lula programara o anúncio com pompa, em uma cerimônia na plataforma da Petrobras no Campo de Tupi, na Bacia de Santos. Lá, ele participaria do ato de extração do primeiro barril de petróleo da camada do pré-sal naquele campo e presenciaria os primeiros testes de longa duração no setor.

Ontem, no entanto, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que o presidente Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cancelaram a visita que fariam a Tupi.

Por questões meteorológicas e de segurança, a viagem até a plataforma, que começaria hoje à noite, no Rio, e duraria 14 horas, não será realizada.

Apenas Lobão e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, seguirão de navio até a plataforma. Lula e a ministra Dilma participarão de outra cerimônia na Marina da Glória, às 17h, somente para marcar a extração simbólica do primeiro barril de petróleo do pré-sal do Campo de Tupi. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Lula pode anunciar amanhã nova estatal do petróleo.

Fonte: Estadão
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir