Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-04-2009

México reduz de 20 para 7 número de mortes confirmadas por gripe suína
Casal caminha pelas ruas da Cidade do México usando máscaras contra a gripe suína
México reduz de 20 para 7 número de mortes confirmadas por gripe suína
Foto: AFP

MÉXICO, México (AFP) — O governo mexicano reduziu na noite desta terça-feira de 20 para sete o número de mortes confirmadas pela epidemia de gripe suína, revelou o ministro da Saúde, José Angel Córdova.

"De 159 mortes, estão realmente confirmadas apenas sete" por gripe suína, disse o ministro, revisando a informação oficial de 20 óbitos.

Diante da surpresa dos jornalistas, o ministro explicou que há 26 casos comprovados de gripe suína, mas apenas "sete correspondem, sem qualquer dúvida, ao novo vírus".

"Esta revisão se dá, em boa parte, devido aos critérios da OMS (Organização Mundial de Saúde). Eles não consideram como positivo nada além que os casos totalmente confirmados", destacou Córdova.

Na mesma entrevista, Córdova revisou, mas para cima, o número de mortes prováveis pela gripe suína no país, que passou de 152 a 159.

"Com a informação disponível, podemos dizer que há 159 óbitos registrados como casos suspeitos" de gripe suína, explicou o ministro.

Córdova destacou que cada caso está sendo analisado "em um laboratório próprio, instalado com a colaboração do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos e do ministério da Saúde do Canadá".

Horas antes, a OMS havia informado 79 casos de gripe suína no planeta, incluindo sete óbitos provocados pelo vírus, no México.

Sobre a elevação do nível de alerta epidêmico da OMS, de 3 para 4, de um máximo de 6, Córdova admitiu que o grau pode chegar a 5, mas "também regressar da fase 4 para a fase 3".

Os alertas são "muito dinâmicos (...) e as fases não são apenas para o nosso país, são para todo o mundo. São um alerta de contingência para que se tomem todas as medidas...".

Segundo Córdova, há 2.498 casos suspeitos de gripe suína, com 1.311 pessoas ainda internadas.

México reduz de 20 para 7 número de mortes confirmadas por gripe suína.

Casal caminha pelas ruas da Cidade do México usando máscaras contra a gripe suína.

México reduz de 20 para 7 número de mortes confirmadas por gripe suína
Casal caminha pelas ruas da Cidade do México usando máscaras contra a gripe suína

Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse no Portal Maratimba.com o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.
Foto: AFP

Fonte: AFP
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir