Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-05-2009

EUA querem Cuba como escravo, diz Fidel
O ex-presidente cubano Fidel Castro ironizou na quinta-feira as medidas dos Estados Unidos
EUA querem Cuba como escravo, diz Fidel
Foto: Gazeta Online

HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro ironizou na quinta-feira as medidas dos Estados Unidos para melhorar as rela��es com Havana, dizendo que Washington espera que Cuba se comporte como um escravo, disposta a "aceitar novamente a chibata e o jugo".

Fidel, de 82 anos, disse em artigo publicado pela Internet que "o advers�rio n�o deveria nunca ficar sob a ilus�o de que Cuba ir� se render".

O presidente dos EUA, Barack Obama, diz que deseja reformular as rela��es cubano-americanas, hostis nos �ltimos 50 anos, mas insiste que manter� o embargo econ�mico em vigor desde 1962, para pressionar pela democratiza��o da ilha comunista.

Obama recentemente eliminou restri��es a viagens e remessas financeiras de cubano-americanos para a ilha, e autorizou empresas de telecomunica��es dos EUA a operarem em Cuba. Sinalizou ainda que novas concess�es depender�o da liberta��o de presos pol�ticos e da melhoria dos direitos humanos.

Mas Fidel e seu irm�o ca�ula, o presidente Ra�l Castro, dizem que n�o aceitar�o nenhuma condi��o que viole a soberania do pa�s. "A colis�o entre a grande pot�ncia do Norte e a Revolu��o Cubana � inevit�vel. A heroica resist�ncia do povo do nosso pequeno pa�s foi subestimada", escreveu Fidel.

Mas Ra�l e Fidel manifestam disposi��o de conversar com os EUA "em p� de igualdade", e um di�logo informal, de baixo escal�o, j� come�ou a ocorrer em Washington.

Publicamente, por�m, os dois dirigentes dizem que Cuba n�o tem de fazer concess�es para manter o processo diplom�tico. Na coluna de quinta-feira, Fidel disse que Cuba est� estudando cautelosamente as inten��es de Obama.

"N�o somos incendi�rios como alguns imaginam, mas tampouco somos idiotas facilmente enganados pelos que acreditam que as �nicas coisas importantes no mundo s�o as leis de mercado e o sistema capitalista de produ��o", afirmou. "Ainda existem os que t�m a ilus�o de que o povo pode ser manipulado como t�teres."

Fidel n�o citou o fato, mas na quinta-feira o Departamento de Estado norte-americano divulgou um relat�rio no qual Cuba permanece na lista de pa�ses considerados "patrocinadores do terrorismo". Havia especula��es de que Cuba seria retirada da lista como parte dos esfor�os conciliat�rios do governo Obama.

(Reportagem de Jeff Franks)

EUA querem Cuba como escravo, diz Fidel.

Fonte: O Globo
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir