Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-05-2009

Transporte público em SP terá esquema especial
Metrô de SP vai funcionar 24h durante a Virada Cultural.
Transporte público em SP terá esquema especial
Foto: Arquivo/ G1

O transporte público da cidade de São Paulo terá um esquema especial de funcionamento para facilitar a locomoção do público que pretende assistir aos eventos da 5ª Virada Cultural. A festa começa às 18h deste sábado (2) e segue até a última atração de domingo (3), com encerramento previsto para as 20h.

O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão funcionar por 24 horas no fim de semana. O Metrô terá 28 trens durante a madrugada – 11 na Linha Azul, seis na Linha Verde e mais 11 na Linha Vermelha. O intervalo médio será de seis minutos. A Linha Lilás (de número 5) vai operar até a meia-noite de sábado. A integração trem-metrô será em três pontos: Palmeiras-Barra Funda, Brás (ambos na Linha Vermelha) e na Luz (Linha Azul).

Os passageiros devem ficar atentos porque, devido à obra de expansão do Metrô, a Estação República, no Centro da capital, ficará fechada entre a 1h de sábado (2) e a meia-noite de domingo (3).

Trens

A CPTM promete colocar trens a mais para suprir uma possível demanda em excesso. Os passageiros devem ficar atentos porque o embarque só será permitido nas estações de integração com o Metrô: Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda.

Haverá partidas de trens extras da Estação da Luz para as linhas Rubi, sentido Francisco Morato, Turquesa, sentido Rio Grande da Serra, e Coral sentido Guaianazes, às 2h e às 3h.

Já para a extensão da Linha Coral, as saídas serão de Guaianazes no sentido Estudantes, às 2h40 e às 3h40. Às 2h e às 3h também haverá trens na Linha Diamante, partindo da Barra Funda para Itapevi, e na Linha Safira, do Brás para Calmon Viana.

Na Linha Esmeralda, uma composição ficará de prontidão em Presidente Altino. Nas extensões das linhas Francisco Morato-Jundiaí e Itapevi-Amador Bueno, só haverá circulação de trens extras caso haja um fluxo grande de usuários.

Durante a Virada Cultural, estará valendo o Bilhete Lazer, que tem 10 viagens com passagem mais barata e pode ser usado no metrô e nos trens da CPTM. Ele dá o benefício exclusivo para os finais de semana das 18h de sábado até o final da operação de domingo. Cada viagem sai por R$ 2,15, preço inferior ao custo do bilhete unitário.

Ônibus

Para a realização da 5ª edição da Virada Cultural, das 18h do dia 2 de maio às 18h do dia 3, a SPTrans montou um esquema especial de transporte. Os itinerários de 117 linhas de ônibus que circulam pelos locais onde haverá apresentações serão alterados das 18h do dia 2 de maio às 20h do dia 3.

As 170 linhas com ligação com o Metrô terão seu horário de circulação prolongado, trafegando até o término do evento. O usuário que possui Bilhete Único poderá usufruir o benefício do Bilhete Amigão. Das 0h do dia 1º de maio até as 24h do dia 3, o usuário de ônibus poderá fazer até quatro integrações em oito horas pagando somente uma passagem.

Para informações sobre itinerários de linhas de ônibus, o usuário pode entrar no site www.sptrans.com.br ou ligar 156 (serviço 24 horas).

Interdições e desvios

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também montou um esquema de interdições das ruas mais próximas aos locais onde haverá os shows. O palco principal está montado na Avenida São João, perto da Praça Júlio de Mesquita, no Centro.

A CET informou que começaria a monitorar o local a partir das 20h desta quinta (30) até as 5h de segunda-feira (4 de maio). Nesse período, a Avenida São João estará bloqueada entre a Avenida Ipiranga e a Rua General Osório, assim como todos os cruzamentos desse trecho.

No sábado, também haverá bloqueios na Avenida Rio Branco (Centro) e na Rua Xavier de Toledo. Os motoristas que pretendem ir em direção à Avenida São João (sentido Bairro) deverão trafegar pela Alameda Barão de Limeira e pela Rua General Osório, retornando ao itinerário normal.

Já os veículos que estiverem trafegando em direção à Avenida São João no sentido Centro, deverão seguir pelo Largo e pela Rua do Arouche, contornar a Praça da República, a Avenida Ipiranga e retornar ao trajeto original.

Na Paulista


O público que verá as atrações da Virada Cultural no Sesc da Avenida Paulista também deve ficar atento aos bloqueios da CET. No domingo (3), entre 7h e 21h, haverá interdição da Rua Leôncio de Carvalho, entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista. Os motoristas terão como opção para o trecho bloqueado o seguinte trajeto: Alameda Santos, Rua Abílio Soares e Avenida Bernardino de Campos. O Sesc fica no número 119 da Paulista.

Para o acompanhamento do evento e monitoramento do tráfego, a CET disponibilizou 179 operadores e cinco controladores de tráfego para a coordenação operacional. A sinalização informando sobre os desvios e bloqueios será feita por meio de banners, faixas, cones nas ruas e avenidas, entre outros.

Segurança

A Polícia Militar informou que cada local de evento terá policiais do batalhão da área e que serão colocados mais 2.500 PMS para monitorar as regiões onde haverá a festa da Virada Cultural. Entre as dicas da PM para curtir a festa com mais segurança estão não andar com objetos de valor, ficar sempre atento para não perder crianças de vista e usar o transporte público.

Transporte público em SP terá esquema especial para Virada Cultural
Metrô e trens vão funcionar 24 h entre sábado e domingo.
CET também montou esquema de interdições e desvio de ruas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir