Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 03-05-2009

Nadal fica a dois Masters do recorde de Agassi
Ainda resta um Masters sobre o saibro, que ser� disputado dentro de duas semanas, em Madri
Nadal fica a dois Masters do recorde de Agassi
Foto: Breno Menezes

Ainda resta um Masters sobre o saibro, que ser� disputado dentro de duas semanas, em Madri. E assim parece inevit�vel que a incr�vel marca obtida pelo norte-americano Andre Agassi, que ganhou 17 torneios de n�vel Masters em 16 anos de carreira, ser� superada por Rafael Nadal ainda nesta temporada, quando o espanhol completar� apenas seu s�timo ano como profissional.

A not�vel cole��o de Nadal come�ou ainda em 2005, quando ele j� ganhou a alcunha de "rei do saibro", ao conquistar seguidamente Monte Carlo e Roma. Mas na mesma temporada, mostrou versatilidade, faturando tamb�m no sint�tico de Montreal e no coberto de Madri. Com novas conquistas em Monte Carlo e Roma em 2006, viveu seu primeiro grande ano em 2007, onde tamb�m adicionou conquista em Indian Wells e Hamburgo. J� no ano passado, ergueu trof�us em Monte Carlo, Hamburgo e Canad�.

Na condi��o de n�mero 1 do mundo, Nadal vive seu melhor momento em 2009, onde come�ou com a conquista in�dita na Austr�lia. Tamb�m j� contabiliza tr�s Masters, em Indian Wells, Monte Carlo e Roma. Para igualar de vez Agassi, e quem sabe super�-lo, o espanhol precisar� ganhar Cincinnati ou Paris, completando assim conquistas em pelo menos sete dos nove diferentes Masters. Especialista em piso sint�tico, o norte-americano por sua vez falhou apenas em Monte Carlo e Hamburgo.

Outra estat�stica importante a favor do espanhol � sua produtividade em finais de grande peso. Ele perdeu apenas duas das sete que realizou em Grand Slam - ambas em Wimbledon - e venceu 15 das 19 decis�es de Masters (duas vezes em Miami, outra em Hamburgo e uma em Paris).

Na contabilidade geral de trof�us na carreira, Nadal chegou ao 36�, o que o coloca entre os 15 maiores vencedores da Era Profissional. Ele est� agora 21 t�tulos atr�s do su��o Roger Federer, �nico tenista em atividade com cole��o superior � sua.

Confira a lista completa det�tulos de n�vel Masters, lembrando que essa denomina��o come�ou a ser dada em 1990 aos nove maiores torneios da temporada, excetuando-se os Grand Slam. Veja tamb�m os tenistas com maior n�meros de trof�us da Era Profissional.

Fonte: Breno Menezes / UOL
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir