Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 03-05-2009

Nadal derrota Djokovic e vence o Masters de Roma
Rafael Nadal comemora vitória sobre o sérvio Novak Djokovic. Nadal derrota Djokovic e vence o Masters de Roma
Nadal derrota Djokovic e vence o Masters de Roma
Rafael Nadal comemora vitória sobre o sérvio Novak Djokovic

O espanhol venceu o primeiro set no tiebreak, depois que o sérvio Djokovic se recuperou por duas vezes de quebras e destruiu uma raquete após não confirmar seu serviço no 11o game.

Nadal quebrou o serviço do terceiro cabeça-de-chave por duas vezes no segundo set, manteve seu desempenho surpreendente e selou a vitória com uma passada de forehand brilhante

O resultado também significa que Djokovic perderá o posto de terceiro melhor no ranking mundial que será divulgado em 11 de maio para Andy Murray, mesmo com o escocês de 21 anos tendo perdido seu jogo de estreia em Roma para o argentino Juan Monaco, que veio do qualifier.


Ainda resta um Masters sobre o saibro, que será disputado dentro de duas semanas, em Madri. E assim parece inevitável que a incrível marca obtida pelo norte-americano Andre Agassi, que ganhou 17 torneios de nível Masters em 16 anos de carreira, será superada por Rafael Nadal ainda nesta temporada, quando o espanhol completará apenas seu sétimo ano como profissional.

A notável coleção de Nadal começou ainda em 2005, quando ele já ganhou a alcunha de "rei do saibro", ao conquistar seguidamente Monte Carlo e Roma. Mas na mesma temporada, mostrou versatilidade, faturando também no sintético de Montreal e no coberto de Madri. Com novas conquistas em Monte Carlo e Roma em 2006, viveu seu primeiro grande ano em 2007, onde também adicionou conquista em Indian Wells e Hamburgo. Já no ano passado, ergueu troféus em Monte Carlo, Hamburgo e Canadá.

Na condição de número 1 do mundo, Nadal vive seu melhor momento em 2009, onde começou com a conquista inédita na Austrália. Também já contabiliza três Masters, em Indian Wells, Monte Carlo e Roma. Para igualar de vez Agassi, e quem sabe superá-lo, o espanhol precisará ganhar Cincinnati ou Paris, completando assim conquistas em pelo menos sete dos nove diferentes Masters. Especialista em piso sintético, o norte-americano por sua vez falhou apenas em Monte Carlo e Hamburgo.

Outra estatística importante a favor do espanhol é sua produtividade em finais de grande peso. Ele perdeu apenas duas das sete que realizou em Grand Slam - ambas em Wimbledon - e venceu 15 das 19 decisões de Masters (duas vezes em Miami, outra em Hamburgo e uma em Paris).

Na contabilidade geral de troféus na carreira, Nadal chegou ao 36º, o que o coloca entre os 15 maiores vencedores da Era Profissional. Ele está agora 21 títulos atrás do suíço Roger Federer, único tenista em atividade com coleção superior à sua.

Fonte: Breno Menezes / UOL
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir