Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-05-2009

Fiat propôs compra da Opel
A montadora italiana Fiat confirmou pela primeira vez que tem interesse na compra da subsidiária da General Motors (GM) na Alemanha, Opel.
Fiat propôs compra da Opel
Fiat confirma interesse na compra da Opel

Berlim - O CEO da montadora italiana Fiat, Sergio Marchionne, está na Alemanha para discutir sobre a possível aquisição da subsidiária da General Motors, Opel. A notícia foi publicada hoje no jornal alemão Sueddeutsche Zeitung e na revista Focus, citando fontes não identificadas.

Segundo as matérias, Marchione deve se encontrar na próxima segunda-feira com o ministro da Economia alemão Karl-Theodor Zu Guttenberg e com o ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier para apresentar o conceito sobre o processo de aquisição da Opel. Os dois ministros confirmaram o encontro, mas se recusaram a dar detalhes.

A GM está buscando investidores para vender os ativos não-lucrativos da companhia, como parte da reestruturação da companhia, que já recebeu bilhões de dólares do governo norte-americano, na tentativa de evitar o colapso da empresa.

A Opel informou que precisa de 3,3 bilhões de euros (US$ 4,3 bilhões) para se recuperar da crise econômica, mas o governo alemão já antecipou que pretende dar apoio estatal direto à companhia. A chanceler Angela Merkel sugeriu que o governo poderia ajudar investidores interessados na companhia com garantia de empréstimos.

Entre os interessados, estão a Fiat e a indústria de autopeças canadense Magna International. Na terça-feira a Magna apresentou sua proposta a Guttenberg, que foi classificada pelo ministro como "um conceito rudimentar de compromisso com a Opel".

Leia Mais

A montadora italiana Fiat confirmou pela primeira vez que tem interesse na compra da subsidiária da General Motors (GM) na Alemanha, Opel.

O presidente da Fiat, Luca Cordero di Montezemolo, disse em entrevista publicada na edição deste domingo do jornal italiano Corriere della Sera que a Opel seria um "parceiro ideal" e sua possível aquisição é uma "oportunidade extraordinária".

A Fiat já está em vias de comprar a Chrysler, que entrou com pedido de concordata nos Estados Unidos.

A GM enfrenta possível falência nos Estados Unidos e tem até 1 de junho para realizar um processo de reestruturação acertado com o governo americano.

A Opel disse que precisa de 3,3 bilhões de euros (o equivalente a cerca de US$ 4,3 bilhões) para enfrentar a crise econômica. O governo alemão afirmou que não vai dar recursos à empresa mas apoiará um investidor que assuma este compromisso.

A Fiat, contudo, não está sozinha em seu interesse pela Opel. O grupo canadense Magna International, que fabricante de autopeças, também manifestou interesse na compra da subsidiária da GM.

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir