Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-05-2009

Manifestantes protestam contra visita de Ahmadinejad
No Rio, cerca de mil pessoas participaram de ato de 23 organiza��es da sociedade civil, 15 delas judaicas
Manifestantes protestam contra visita de Ahmadinejad
Foto: Estad�o

RIO - Sob o mote "Sr. presidente, explique ao convidado", cerca de mil manifestantes protestaram neste domindo, 3, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na zona sul do Rio, contra a visita ao Brasil, na pr�xima quarta-feira, do presidente do Ir�, Mahmoud Ahmadinejad.

Os participantes alternaram a frase com gritos de "direitos humanos", "mulheres s�o livres", "homofobia � ignor�ncia", "liberdade de religi�o", "terrorismo � covarde", "o holocausto existiu", e "o Estado de Israel existe". V�rios usavam camisetas ou adere�os com alus�es �s bandeiras do Brasil e de Israel.

O protesto foi uma iniciativa de 23 organiza��es da sociedade civil, 15 delas judaicas. Tamb�m participaram associa��es de direitos humanos, homossexuais, ciganos, religi�es afro-brasileiras e mulheres negras, entre outras.

No �ltimo dia 20, o l�der iraniano discursou pedindo o fim do Estado de Israel em confer�ncia da Organiza��o das Na��es Unidas contra o racismo, em Genebra. O discurso, em que o presidente tamb�m disse que o Holocausto n�o existiu, foi criticado em nota oficial do governo brasileiro, que, no entanto, manteve o convite a Ahmadinejad por prop�sitos econ�micos.

"Quero dizer para todos os democratas que n�o concordamos com o que o embaixador do Ir� (no Brasil, Mohsen Shaterzadeh) disse, que o nosso presidente tem afinidades com Ahmadinejad.

Nosso presidente � contra o terrorismo e reconhece o Holocausto", disse um dos organizadores do evento, Jaime Gudel, que perdeu grande parte da fam�lia no Holocausto. Shaterzadeh tinha destacado em entrevista � BBC supostas "ideias semelhantes no sentido de criar uma nova ordem mundial" por parte dos dois presidentes.

Em S�o Paulo, a comunidade judaica tamb�m convocou para este domingo uma concentra��o para protestar contra a recep��o oficial a Ahmadinejad, que p�e em d�vida o Holocausto e nega o direito de Israel a existir.

Os maiores protestos devem acontecer em Bras�lia, coincidindo com a chegada do presidente do Ir�, que durante a Confer�ncia, h� cerca de um m�s, sobre racismo de Genebra acusou Israel de "regime racismo" e de usar o usar politicamente o Holocausto.

Manifestantes protestam contra visita de Ahmadinejad.

Fonte: Estad�o
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir