Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-05-2009

INCRÍVEL, A SALVAÇíO DO SANTA HELENA PODE VIR DE MARATAÍZES
Se há uma coisa que todos sabemos é que o Santa Helena está instalado no município de Itapemirim e que...
INCRÍVEL, A SALVAÇíO DO SANTA HELENA PODE VIR DE MARATAÍZES

Se há uma coisa que todos sabemos é que o Santa Helena está instalado no município de Itapemirim e que há muito tempo é uma nau sem dono e também sem rumo.

Como uma coisa leva a outra, sabemos que há muito que o Santa Helena deixou de ser representado pelo sinônimo "salvamento de vidas" para melhor ser representado por seu antônimo.

Bem, se em dois parágrafos conseguimos resumir o que sabemos sobre a história, mais ou menos recente, do Hospital e Maternidade Santa Helena, o mesmo não conseguiríamos fazer para explicar a atuação do poder público sobre o assunto. Mas vamos tentar fazer um resumo da atuação das atuais gestões, isso mesmo, no plural, porque como o título já sugere vamos tratar não só de Itapemirim, mas também de Marataízes.

A minha história política com o Santa Helena começa na campanha eleitoral para o primeiro governo da gestão de Itapemirim. Naquela ocasião, acompanhando a comitiva em uma das primeiras reuniões com a comunidade, como é de praxe no meio político, buscou-se falar sobre a saúde e suas promessas para melhorias, inclusive ao Santa Helena. Já prevendo que em algum momento da campanha, talvez com uma platéia bem maior que a meia dúzia de pessoas presente naquela, alguém poderia querer respostas mais específicas para o assunto, e assim com o pensamento focado nessa possibilidade sapequei a pergunta que eu achava ser a de mais difícil resposta para a futura Administração: Como a candidata faria para resolver o problema do hospital uma vez que o mesmo era particular? Posteriormente, como resposta a minha pergunta, fui educadamente convidado a não mais participar das reuniões de campanha, pois eu estava criando embaraços. Fui mal interpretado, mas a intenção foi boa e me serviu para mostrar que eu estava certo, pois anos depois a situação se não está igual, certamente está pior, melhor nunca.

A caravana da campanha passou e seguiu seu rumo. Propostas, a bem da verdade, houve algumas. Mas inexplicavelmente todas na direção de terceirizar a solução do problema, tal como a tentativa de intervenção requisitada ao Estado, naufragada precocemente em razões de ordem jurídica.

Nada satisfeito com a situação do hospital e com as propostas levadas a cabo pela Administração, resolvi publicar um artigo, neste site, com algumas sugestões para recolocar nosso nosocômio em uma rota socialmente desejável. Nesse sentido elegi dois institutos jurídicos administrativos (desapropriação e/ou a intervenção administrativa municipal, sendo este mais brando) por entender encontrar nestes as ferramentas corretas e necessárias para efetivamente iniciar a solução do problema. É importante frizar que ambas as propostas, em função da natureza dos institutos jurídicos e pela localização geográfica do hospital, me levava a entender que a ação teria que partir, em princípio, da Administração de Itapemirim.

Minhas propostas, até hoje, nunca chegaram a ser implementadas por Itapemirm, que mantém sua política para a saúde e, no presente, continua buscando terceirizar as soluções dos problemas desta, tal como através da mensagem de lei enviada e aprovada recentemente pela Câmara que autoriza a Administração a terceirizar a administração hospitalar pública municipal, o que a meu ver é uma forma indireta de privatização da saúde municipal.

Entendo que administrar a saúde não é apenas alocar e distribuir recursos. Ao hospital, diga-se de passagem, os recursos andam na ordem de milhares de reais por mês. Mas tal política é claramente inócua frente as constantes falta de médicos, remédios e até da impossibilidade da comunidade conseguir obter junto à municipalidade simples exames de sangue.

Mas onde é que entra Marataízes nessa história toda. Simples, incrivelmente, e aí eu confesso, nunca imaginei que isso pudesse ou viesse a acontecer, mas que pelo visto e ouvido a solução para o Santa Helena poderá vir de Marataízes. Calma, eu explico: é que eu ouvi do próprio prefeito Dr. Jander, durante seu discurso na inauguração de duas novas escolas públicas para o município de Marataízes, que ele está estudando seriamente a proposta de pedir as duas Câmaras de Vereadores (Itapemirim e Marataízes) a municipalização, em favor de Marataízes, do hospital e Maternidade Santa Helena.

Precisa falar mais alguma coisa? Parabéns Dr. Jander; que a sua idéia vingue, pois assim e desde já a saúde da população de Itapemirim e Marataízes agradecerá eternamente (cacofonia interessante essa...).


    Fonte: O Autor
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir