Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Exploração da camada pré-sal é quase nova independência do B
Presidente afirma que projetos pró-energia limpa não serão abandonados. Lula confia que o Rio vai ser sede dos Jogos Olímpicos.
Exploração da camada pré-sal é quase nova independência do B
Foto:Agora MS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (4), ao longo de seu programa semanal de rádio "Café com o presidente", que a descoberta de petróleo na área da camada pré-sal representa a segunda independência do Brasil e a chance de gerar recursos para serem aplicados, entre outros setores, na Educação.

Para Lula, o petróleo que ainda será extraído da região pode ajudar a mudar a cara do país. "O Brasil começa a construir uma nova era na história do petróleo. Tem a chance de se transformar num país com potencial extraordinário, e pode resolver parte dos problemas econômicos. Parte desse petróleo precisa ser colocada para resolver os problemas da educação, da pobreza. É quase a segunda independência do Brasil".

Lula espera resultados que fortalecem o país. "Espero que a Petrobrás, que tem um conhecimento tecnológico extraordinário para tirar petróleo de grandes profundidades, consiga encontrar mais para que o Brasil seja cada vez mais forte, rico, e o povo tenha uma vida melhor".
Biocombustível

O presidente afirmou que, mesmo após a descoberta de riquezas na camada pré-sal, não pretende abandonar os projetos procuram meios de energia limpa e renovável, como o biocombustível. "Vamos continuar porque precisamos renovar a nossa matriz energética. O Brasil tem tecnologia.

Temos 400 milhões de hectares para serem explorados pela agricultura. Parte pode ser utilizada para plantar mamona, dendê, pinhão manso, girassol, ou seja, coisas que possam significar uma nova matriz energética. Temos o etanol, e como o mundo precisa renovar suas matrizes energéticas, precisa produzir mais combustível não-poluente".

Jogos Olímpicos

Lula também falou sobre a possibilidade de o Rio de Janeiro sediar os Jogos Olímpicos. Ele está confiante que a cidade ganhará a briga com Chicago, Tóquio e Madri. "Estou otimista porque o Brasil disputa com três cidades que já promoveram Olimpíadas. E o Brasil, representando a América da Sul, pode fazer um dos melhores Jogos Olímpicos que o mundo já conheceu. É a demonstração de que queremos participar desse mundo globalizado. Temos o direito", disse.

Exploração da camada pré-sal é quase nova independência do Brasil, diz Lula.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir