Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-05-2009

China coloca mexicanos em quarentena
Quase 50 cidad�os mexicanos foram colocados em quarentena na China, apesar de n�o terem apresentado sintomas da gripe su�na
China coloca mexicanos em quarentena
Foto: AFP

PEQUIM, China (AFP) � Quase 50 cidad�os mexicanos foram colocados em quarentena na China, apesar de n�o terem apresentado sintomas da gripe su�na, informou neste domingo uma fonte diplom�tica mexicana em Pequim.

Dez cidad�os mexicanos foram colocados em isolamento em um hotel pr�ximo ao aeroporto de Pequim, quase 30 se encontravam em um hotel de Xangai (leste) e outros seis em Cant�o, capital da prov�ncia de Guangdong (sul), afirmou � AFP uma autoridade da representa��o mexicana na capital chinesa.

O embaixador mexicano, Jorge Guajardo, conseguiu entrar no Guomen Hotel de Pequim, onde 10 cidad�os mexicanos s�o mantidos em quarentena, mas n�o p�de entrar em contato com eles.

"Protestamos contra o fato de mexicanos terem sido mantidos em isolamento por medo de que possam ser infectados pelo v�rus da gripe (su�na), apesar de n�o apresentarem sintomas da gripe", explicou Guajardo � imprensa.

V�rios cidad�os mantidos em quarentena na China n�o t�m rela��o com o voo do M�xico a Xangai no qual viajava un mexicano cujos testes acusaram a presen�a do v�rus da gripe su�na, disse o embaixador.

O paciente permanecia em estado est�vel neste domingo, disseram as autoridades.
Ao contr�rio dos mexicanos colocados em quarentena em Xangai e em Cant�o, o grupo de dez pessoas em Pequim foi alojado em um hotel "bastante deteriorado", com banheiros que, em alguns casos, n�o funcionam, acrescentou o diplomata.

Guajardo disse tamb�m que um diplomata morador de Cant�o foi submetido a exames de gripe su�na depois de uma viagem ao Camboja -pa�s onde nenhum caso de gripe su�na foi registrado- s� porque era mexicano.
No s�bado, a ministra das Rela��es Exteriores, Patricia Espinosa, recomendou que os mexicanos evitassem viajar para a China, onde "mexicanos foram isolados de maneira injustificada".

"Temos informa��es de casos de discrimina��o e de exames injustificados", acrescentou.
Em Hong Kong, 300 h�spedes e funcion�rios de um hotel do centro de Hong Kong que haviam sido submetidos a uma quarentena de sete dias protestaram, enquanto alguns especialistas classificaram a medida de "in�til".

A quarentena, que as pr�prias autoridades reconheceram como "draconiana", foi aplicada no Metropark Hotel, onde o mexicano que contraiu a doen�a se hospedou no por sete horas.
Enquanto no mundo s�o tomadas medidas de emerg�ncia contra o v�rus A(H1N1), apenas Hong Kong isolou um hotel completo, no distrito de Wanchai.

Dentro do hotel quatro estrelas a frustra��o come�ava a gerar protestos.
"Temos um coreano que protestou aos gritos e um casal de ingleses muito irritados", declarou � AFP por telefone o comerciante indiano Kevin Ireland.

A intermin�vel dieta de pratos de arroz e a falta de canais de TV tamb�m contribui para o ambiente opressivo, disse Ireland.

Lo Wing-lok, um m�dico de Hong Kong especialista em doen�as contagiosas, disse que o governo reagiu de maneira exagerada.

"� in�til. A gripe � uma doen�a que � transmitida por pequenas gotas e voc� tem que estar a dois metros da pessoa. Mais al�m disso o risco n�o � muito alto", disse Lo.

China coloca mexicanos em quarentena.

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir