Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Serra concede Ordem do Ipiranga a Jimmy Carter
O governador de S�o Paulo, Jos� Serra (PSDB), vai conceder hoje a Ordem do Ipiranga, no grau Gr�-Cruz...
Serra concede Ordem do Ipiranga a Jimmy Carter
Foto: http://2.bp.blogspot.com

O governador de S�o Paulo, Jos� Serra (PSDB), vai conceder hoje a Ordem do Ipiranga, no grau Gr�-Cruz, ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. A Ordem do Ipiranga � a mais elevada honraria do Estado, reservada aos cidad�os nacionais e estrangeiros como reconhecimento de gratid�o dos paulistas em virtude dos servi�os de excepcional relev�ncia prestados.

O �ltimo estrangeiro condecorado pelo governador com a Ordem do Ipiranga foi o te�logo Heinz Dressel, l�der do movimento contra regimes totalit�rios no Cone Sul nas d�cadas de 70 e 80.

O ex-presidente americano veio ao Brasil para uma reuni�o com o presidente Luiz In�cio Lula da Silva. Ele quer do governo um compromisso com o direito de acesso a informa��es p�blicas.

Um dos principais defensores da causa no mundo nos �ltimos anos, Carter tem se encontrado com chefes de Estado de v�rios pa�ses para cobrar uma postura das na��es em rela��o � transpar�ncia dos dados p�blicos. Na �ltima semana, ele esteve com os presidentes do Peru, do Equador e da Bol�via.

O ex-presidente americano, que preside o Carter Center - organiza��o sem fins lucrativos fundada em 1982 - , reuniu no Peru 115 pessoas de 18 pa�ses na semana passada para discutir a promo��o do direito de acesso � informa��o nas Am�ricas. A confer�ncia, que terminou quinta, apontou a fragilidade desse direito em grande parte da regi�o. Muitos pa�ses ainda n�o t�m lei espec�fica. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo.

Serra concede Ordem do Ipiranga a Jimmy Carter.

O governador de S�o Paulo, Jos� Serra (PSDB), vai conceder hoje a Ordem do Ipiranga, no grau Gr�-Cruz...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir