Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Mais de 47 mil saem de casa por causa da chuva no Maranhão
Seis pessoas morreram e seis rodovias federais estão interditadas. Exército monitora nível da barragem do Rio Flores.
Mais de 47 mil saem de casa por causa da chuva no Maranhão
Foto: G1

Mais de 47 mil pessoas saíram de casa por causa das chuvas que atingem o Maranhão desde o começo de abril. Seis pessoas morreram e seis rodovias federais foram interditadas.

A Defesa Civil informa que, até a manhã desta segunda-feira (4), 25.930 estavam desalojadas (foram para a casa de parentes e amigos) e 21.883, desabrigados (estão em abrigos públicos).

A situação da barragem do Rio Flores preocupa autoridades. O Exército vai usar sensores eletrônicos para monitorar o nível da barragem. Por causa do excesso de chuvas, o lago, que tem mais de 70 quilômetros de extensão, transbordou. A barragem tem duas comportas, mas só uma está funcionando.

Estatística

A capital do Maranhão acumula prejuízos causados por alagamentos e desabamentos. A cidade teve o abril mais chuvoso dos últimos 24 anos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Luís recebeu 707,6 milímetros de chuva no quarto mês do ano, sendo que a média para o período é de 472,6 milímetros. Nos registros do Inmet, o maior volume de chuvas em abril para São Luís havia sido de 801,9 milímetros, em 1985.

Pelo menos outras 40 cidades do estado também sofreram estragos. O governo decretou calamidade pública.

Quartéis dos bombeiros no estado e o Colégio Militar estão recolhendo alimentos, roupas, material de limpeza e outros objetos para as vítimas dos alagamentos e deslizamentos. Quem é de outro estado pode ligar para a Defesa Civil para ter mais informações sobre como enviar os donativos. O número é (98) 3222-4012.

Mais de 47 mil saem de casa por causa da chuva no Maranhão

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir