Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Opositor eleito no Panamá deve tirar país da órbita de Chávez
Empresário milionário, Martinelli cita problema de desigualdade em discurso
Opositor eleito no Panamá deve tirar país da órbita de Chávez
Foto: EFE

PANAMÁ - O presidente eleito do Panamá, Ricardo Martinelli, prometeu "mais trabalho e mais equidade" perante milhares de seus seguidores, pouco após ser proclamada sua vitória nas eleições gerais realizadas neste domingo no Panamá. A liderança de um defensor do livre mercado deve tirar o Panamá da órbita do bolivarianismo do presidente venezuelano Hugo Chávez.

Com cerca de 60% dos votos, o milionário foi eleito presidente, levando em conta a apuração de mais de 80% dos votos. Em segundo lugar ficou a governista Balbina Herrera, com 37%. "Não podemos seguir com um país em que 40% da população é pobre", declarou Martinelli em seu primeiro discurso após o anúncio da vitória. "Agora vamos ver se o que foi prometido será cumprido", afirmou Balbina, acrescentando que a partir de hoje é a líder da oposição.

Dono do grupo Super 99, maior cadeia de supermercados do país, Martinelli, de 57 anos, tem o apoio da população de baixa renda, a quem prometeu criar empregos e controlar a inflação. Filho de imigrantes italianos, educado nos EUA, ele prometeu aumentar o gasto público construindo um metrô na Cidade do Panamá e apoiando um programa de habitação popular para estimular a construção civil.

Balbina teve apoio do atual presidente, Martín Torrijos, cuja aprovação supera os 55%. Ela tem um passado de confronto com Washington e liderou os protestos contra o ex-presidente dos EUA George Bush pai, que visitou o Panamá após a invasão do país, em 1989, com o objetivo de derrubar o general Manuel Noriega. Durante a campanha, Balbina minimizou a relação com Noriega, que chegou a esconder-se em sua casa durante a invasão.

Segundo pesquisa do jornal La Prensa, realizada em abril, Martinelli teria a preferência de 50% dos eleitores, contra 38% de Balbina. Martinelli sucederá Torrijos, que alcançou taxas de crescimento econômico de até 10%. Com a crise econômica global a estimativa é a de que o Panamá não cresça mais do que 3% em 2009.

Nestas eleições, um total de 2.211.261 cidadãos maiores de 18 anos foram convocados para escolher o presidente da República, vice-presidente, 71 deputados da Assembleia Legislativa, 75 prefeitos e 20 membros do Parlamento Centro-Americano para o período 2009-2014. Martinelli vai assumir a presidência por 5 anos a partir de 1º de julho.

Opositor eleito no Panamá deve tirar país da órbita de Chávez
Milionário Ricardo Martinelli, defensor do livre mercado, vence com mais de 60% dos votos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir