Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Brasil tem 25 casos suspeitos da nova gripe, diz Ministério
Casos suspeitos estão distribuídos entre oito estados e o DF. Nenhum caso da Influenza A (H1N1) foi confirmado no país.
Brasil tem 25 casos suspeitos da nova gripe, diz Ministério
Foto: http://sol.sapo.pt/

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (4) que o número de pessoas no Brasil com suspeita de ter contraído a nova gripe subiu de 15 para 25. Os casos suspeitos estão sendo investigados em nove unidades da Federação: São Paulo (10), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Tocantins (2), Mato Grosso do Sul (1), Goiás (1), Paraná (1) e Santa Catarina (1).

Outros 36 casos estão sendo monitorados pelo ministério em 19 estados. O órgão informou ainda que 60 casos que estavam sendo monitorados foram descartados – 26 deles em São Paulo. Até domingo (3), o Brasil tinha apenas 15 suspeitos. Até o momento, nenhum caso da Influenza A foi confirmado no país.
Reunião

Composto por membros da presidência da República, Casa Civil e de nove ministérios, o Gabinete Executivo Interministerial (GEI) está reunido na tarde desta segunda para trocar informações sobre a Influenza A (H1N1). Este grupo é o responsável pelas decisões relativas à preparação do país para lidar com uma possível pandemia da nova gripe. O encontro, coordenado pelo secretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, não conta com a presença de nenhum ministro.

Saiba como se prevenir da doença

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) convocou para às 16h uma teleconferência com a participação de ministros da Saúde dos 35 países das Américas. Serão três representantes da América do Norte, 12 da América do Sul e 20 da América Central.

A assessoria do Ministério da Saúde confirmou que o ministro José Gomes Temporão vai participar da conversa, cujo tema será a atualização da situação dos países em relação à doença. Segundo o órgão, a teleconferência não anula a possibilidade de uma reunião entre os governos dos países da América do Sul, como vem defendendo Temporão.

OMS vê possibilidade de produzir vacina

No último sábado (2), o ministério alertou que o Gabinete Permanente de Emergências alterou os critérios para a definição de caso suspeito, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no país. De acordo com os novos critérios, passam a ser consideradas suspeitas as pessoas que estiveram em qualquer área dos países que confirmaram casos e que apresentem sintomas do Influenza A, e também as que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.

Até sexta (1), eram destacadas como possíveis suspeitas apenas as pessoas que vinham de áreas ou estados afetados dentro desses países com casos já confirmados da doença. Segundo nota divulgada à imprensa, a mudança ocorreu a partir da ampliação do número de países com confirmações de casos da doença e, ainda, o aumento de áreas afetadas pelo vírus dentro dos países.
No mundo

O número de casos de doentes pelo vírus influenza A (H1N1) confirmados pela Organização Mundial da Saúde chegou a 1.003 em 20 países. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (4) pela chefe da agência da ONU, Margaret Chan.

Apesar do elevado número de casos, Chan disse que não há indicação de que o planeta esteja enfrentando uma situação semelhante à da epidemia de 1918, quando uma pandemia de gripe matou milhões de pessoas pelo mundo.
Carne imune

A OMS assegura que não há risco de infecção pelo consumo de carne de porco bem cozida ou de produtos provenientes do animal. A organização insiste também para que as pessoas reforcem as medidas de higiene pessoal, especialmente lavar as mãos frequentemente com sabão.

Brasil tem 25 casos suspeitos da nova gripe, diz Ministério da Saúde

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir