Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 04-05-2009

Brasil libera 141 milhões para prevenir gripe suina H1N1
Diante do aumento do número de casos suspeitos de gripe suína - influenza A (H1N1) - no Brasil e do crescimento de países onde há circulação do vírus
Brasil libera 141 milhões para prevenir gripe suina H1N1
141 milhões para prevenir gripe

Diante do aumento do número de casos suspeitos de gripe suína - influenza A (H1N1) - no Brasil e do crescimento de países onde há circulação do vírus, o Ministério da Saúde pediu ao governo um reforço no orçamento de R$ 141 milhões para ações de prevenção e controle da doença. A suplementação foi requisitada na quinta-feira - um dia depois de o ministro José Gomes Temporão afirmar que os recursos para tais ações eram suficientes - e está sob análise do Ministério do Planejamento. Caso seja aprovada, o dinheiro deverá ser usado para ações de publicidade e construção salas de controle nos portos - integradas com serviços de vigilância, mas pode ser destinado para outras finalidades, como aquisição de insumos e equipamentos.



O pedido de reforço foi anunciado pelo secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, logo depois da reunião do Grupo Executivo Interministerial (GEI), criado pela Presidência da República para discutir as ações de prevenção contra uma eventual pandemia. De acordo com o secretário, não há ainda data definida para a chegada dos kits, indispensáveis para a confirmação ou descarte dos casos suspeitos de gripe suína no País.



O ministério aguarda duas coisas: o envio de kits prontos para uso, doados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e a chegada de primers, material necessário para a realização do teste por três laboratórios de referência no Brasil. "A expectativa é a de que o material esteja no País até sexta", disse Penna. Porém, ele afirmou que a demora na confirmação nos casos não traz prejuízos para as ações de vigilância e prevenção. "Todos os pacientes com suspeita estão sendo tratados, isso é o mais importante", disse.

G1

Brasília, 4 mai (EFE).- O Governo aprovou hoje uma verba de R$ 141 milhões para intensificar as ações de prevenção ao contágio do vírus AH1N1, causador da gripe suína, informou o Ministério da Saúde.



Os recursos foram solicitados pelo ministério e aprovados em reunião do Grupo Executivo Interministerial (GEI).



O secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, explicou que o Ministério do Planejamento será o responsável por tramitar a liberação dos recursos, que serão usados basicamente para ampliar o atendimento sanitário, instalar salas de acompanhamento da situação nos portos e "reforçar as ações de publicidade no país".



No Brasil, há 25 casos de pessoas com sintomas de gripe suína, e outros 36 pacientes em "observação" pelas autoridades médicas, mas nenhuma ocorrência da doença foi confirmada, segundo o último balanço do Ministério da Saúde.



Penna explicou que todos os voos internacionais, independente da origem, são inspecionados pelas autoridades e que os passageiros recebem orientações sobre os sintomas da doença antes de deixar as aeronaves.



Fazem parte do GEI representantes da Presidência da República - Casa Civil e Gabinete de Segurança Institucional - e os ministérios de Saúde, Relações Exteriores, Defesa, Justiça, Fazenda, Planejamento, Agricultura e de Integração Nacional, além de várias agências públicas.



Por precaução, o hospital Barra D"Or, do Rio de Janeiro, notificou hoje a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da morte por septicemia de uma mulher de 50 anos que estava internada desde domingo com sintomas parecidos com os da gripe, mas que não figurava entre os casos suspeitos da doença.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir