Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-05-2009

Polícia do Senado abre ocorrência e quer ouvir casal Zoghbi
Ex-diretor de RH e a mulher fizeram denúncias à revista 'Época'. Eles apontaram corrupção em contratos da Casa.
Polícia do Senado abre ocorrência e quer ouvir casal Zoghbi
Foto: AFP

A Polícia Legislativa do Senado abriu, nesta segunda-feira (4), uma ocorrência para apurar as denúncias feitas pelo ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi e pela mulher dele, Denise Zoghbi, à revista "Época". Segundo o diretor da Polícia, Pedro Araújo de Carvalho, os dois serão notificados para prestar depoimento e apresentar provas sobre as denúncias.

"A gente está tentando ouvi-los o mais rápido possível para ver se eles têm alguma coisa que comprove essas denúncias", disse Araújo.

No último fim de semana, a revista trouxe entrevista com Zoghbi e sua esposa, na qual afirmaram que há fraudes em contratos, no Sistema de Processamento de Dados (Prodasen), na comunicação social, no transporte, na vigilância, no serviço de segurança e na área de taquigrafia.

O diretor da Polícia afirmou que Zoghbi e a mulher não são obrigados a comparecer ao depoimento. Segundo ele, se o casal não comparecer, a polícia poderá estudar outras formas de ouví-los. "Se a gente for abrir um inquérito, aí passa a ser uma intimação, aí são obrigados a comparecer", disse.

Auditoria e sindicâncias

Nesta segunda, o Banco Central (BC) foi acionado pela Corregedoria-Geral do Senado para abrir auditoria que apure a movimentação financeira de bancos que ofereceram empréstimos consignados aos servidores da Casa durante a gestão de Zoghbi.

O objetivo é examinar se financiamentos feitos a servidores durante a gestão de Zoghbi ultrapassaram o percentual limite de 30% do salário, como estipula o regimento interno da Casa.

O Senado já anunciou a abertura de duas sindicâncias, uma administrativa e outra pela Corregedoria-Geral, para investigar as denúncias contra Zoghbi.

A presidência também informou que será aberto, ainda nesta semana, um inquérito policial "para apurar as alegadas implicações criminais dos fatos noticiados". Na semana passada, Zoghbi entrou com um pedido de aposentadoria. O G1 procurou Zoghbi no Senado pelo telefone, mas foi informado de que ele só trabalha pela manhã.

Polícia do Senado abre ocorrência e quer ouvir casal Zoghbi sobre denúncias

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir