Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-05-2009

Google vai ser processada por copiar marca norte-americana
A empresa queixosa j� deu in�cio a um processo judicial no Tribunal de Chicago, exigindo que a Google e os seus parceiros no projecto Android paguem uma indemniza��o de 100 milh�es de d�lares
Google vai ser processada por copiar marca norte-americana
Foto: http://sol.sapo.pt/

A Android Data Corp, empresa norte-americana de software para com�rcio electr�nico, apresentou uma queixa contra a Google por esta ter alegadamente infringido a lei de protec��o de marcas ao escolher o nome Android para o seu novo sistema operativo de telecomunica��es m�veis.

De acordo com a imprensa norte-americana, a empresa queixosa j� deu in�cio a um processo judicial no Tribunal de Chicago, exigindo que a Google e os seus parceiros no projecto Android paguem uma indemniza��o de 100 milh�es de d�lares (perto de 75 milh�es de euros) pelos danos causados.

A Android Data Corp alega que registou o nome em 2002 junto do United States Patent and Trademark Office (entidade respons�vel pelo registo de marcas e patentes nos Estados Unidos). E diz ainda que este organismo chegou a fazer um pedido � Google, em 2008, para que esta deixasse de usar a denomina��o.

A empresa fundada por Larry Page e Sergey Brin reagiu afirmando que a queixa n�o tem "qualquer base jur�dica".

O Android � uma plataforma aberta para telem�veis, desenvolvida a partir do Linux pela Google, em conjunto com 33 empresas. O projecto da Open Handset Alliance, nome pelo qual responde o grupo de s�cios, foi revelado em Novembro de 2007 e dever� chegar a Portugal j� em Junho.

Fonte: Publico.pt
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir