Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-05-2009

TSE cancela mais de 550 mil títulos de eleitor em todo o paí
A maior parte dos cancelamentos ocorreu no estado de São Paulo. Quem teve o título cancelado, deve se dirigir a cartório eleitoral.
TSE cancela mais de 550 mil títulos de eleitor em todo o paí
Foto: G1

O Tribunal Superior Eleitoral anunciou nesta terça-feira o cancelamento de 551.456 títulos de eleitor em todo o país.

Tiveram os documentos cancelados, aqueles que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições - cada turno é considerado uma eleição.

Segundo o TSE, o cancelamento corresponde a 0,43% do eleitorado, que somam 128.808.358 pessoas - clique aqui para saber se seu título foi cancelado.

O estado com maior número de cancelamentos foi São Paulo, local em que 145.494 pessoas tiveram seus títulos cancelados. Em Roraima, houve o menor número de cancelamentos: 1.608 eleitores.

A Justiça Eleitoral havia identificado 582.828 votantes em situação irregular antes do fim do prazo. Segundo o TSE, apenas 31.372 regularizaram o título no prazo, que terminou em 16 de abril.

Agora, para regularizar o documento é preciso comparecer a um cartório eleitoral. A multa, segundo o TSE, é de pouco mais de R$ 3 por turno ausente.

Quem teve o título cancelado não pode se inscrever em concurso público, receber salário no setor público, tirar passaporte ou carteira de identidade, nem obter empréstimo em instituição mantida pelo governo.

TSE cancela mais de 550 mil títulos de eleitor em todo o país.

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir