Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-05-2009

COMO LIDAR COM CHEFE – CARRASCO
Chefes, Gestores e Líderes que não lidam bem com sua equipe é um grande problema que atrasa a evolução...
COMO LIDAR COM CHEFE – CARRASCO
Fotos: http://i.zdnet.com

Chefes, Gestores e Líderes que não lidam bem com sua equipe é um grande problema que atrasa a evolução das Empresas. Em uma sociedade onde o relacionamento é o ponto determinante entre os consumidores, saber se relacionar pode fazer uma grande diferença no mercado de trabalho.

As grandes empresas, tem domado por hábito, ouvir sugestões de seus funcionários, criando assim, um clima favorável de comunicação, que muitas das vezes pode mudar para melhor as condições de trabalho e até os rumos de uma empresa.

Um dos grandes erros é criar o planejamento estratégico sem ouvir a equipe: impõe-se um modelo de visão, valores e missão e cada um tem que se adaptar ao novo código de regras, sem ao menos ter participado de sua formatação.

Mas, se o assunto é relacionamento entre líderes e equipe, aí seguem algumas dicas preciosas:

1 – Analise com calma se existe um desrespeito real ou se você está mais sensível por algum motivo que não está relacionado com o trabalho. Stress pode causar incômodos na vida pessoal e social do individuo.

2 - Descubra se o seu chefe se comporta da mesma forma com outros colegas seus e, em caso afirmativo, observe como eles reagem. Principalmente os que tem mais tempo de empresa. Isso dará uma visão ampla da situação e de como você deverá se comportar.

3 - Mesmo que o seu chefe desrespeite outras pessoas, você não tem que aceitar que ele faça isso com você. A visão de Equipe e o exemplo de relacionamento e clima dentro da empresa tem que vir de cima para baixo.

4 - Se o seu chefe ridiculariza você na frente de colegas ou clientes, tome cuidado para não ter uma reação equivocada em público. Agir impulsivamente pode colocar sua carreira em risco. Procure conversar com ele, reservadamente.

5 - Se o seu chefe colocou em você um apelido de que você não gosta – atitude totalmente condenável em um ambiente profissional, gentilmente relembre a ele o seu nome.

6 - Escolha um momento oportuno, sem muito trabalho e a sós, para falar sobre o assunto com o seu chefe. Seja objetivo, firme e olhe nos olhos.

7 - Ao falar, seja breve, respeitoso e escolha um episódio específico para citar como exemplo de maus-tratos. O sucesso da conversa vai depender da forma como você expressar o seu descontentamento.

8 - Deixe claro que você não se acha o dono da verdade, que está expondo a sua impressão dos fatos e que está disposto a aceitar o ponto de vista da outra pessoa. A sinceridade é um bem valiosíssimo.

Para aprender com a situação, analise se você trata as outras pessoas como quer ser tratado. A Lei do Retorno é real somos responsáveis por tudo o que colhemos em nossos relacionamentos. Lembre que, independente de qualquer hierarquia, o respeito é a base de todos os relacionamentos.

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Sucesso hoje e sempre!


Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir