Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 06-05-2009

Hillary Clinton lamenta morte de civis em bombardeio
Moradores de Ganj Abad, no distrito afeg�o de Bala Buluk, observam nesta quarta-feira (6) os estragos provocados por ataque norte-americano.
Hillary Clinton lamenta morte de civis em bombardeio
Foto: Reuters

A secret�ria norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira (6) que os Estados Unidos lamentam "profundamente" a morte de civis em um bombardeio ao Afeganist�o, em que mais de 100 pessoas morreram.

O ataque ocorreu segunda-feira na regi�o oeste do pa�s, anunciou a pol�cia afeg�. "No geral, 100 pessoas morreram em dois vilarejos. Agora n�s estamos tentando determinar quantos eram combatentes e quantos eram civis", afirmou � AFP o chefe de pol�cia da prov�ncia de Farah, Abdul Ghafar Warandar.

Ele corrigiu uma informa��o anterior, de que mais de 100 n�o combatentes haviam sido mortos em ataques a�reos na segunda e na ter�a-feira no distrito de Bala Buluk.

A informa��o precedente, segundo Warandar, era baseada em relatos de uma delega��o do Comit� Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e de moradores da regi�o.

O Comit� Internacional da Cruz Vermelha relatou "d�zias de mortos" civis. "Nossa equipe viu nesta quarta dezenas de cad�veres", disse Jessica Barry, porta-voz da Cruz Vermelha. "A maior parte das casas da zona atingida foram destru�das. Se organizam enterros coletivos em v�rias aldeias", emendou.

O presidente afeg�o, Hamid Karzai, que tem encontro com Barack Obama nesta quarta em Washington, disse que o n�mero de mortes de civis � "inaceit�vel" e que ele vai falar com o presidente americano sobre o caso.

Obama anunciou diversas vezes, na campanha eleitoral e depois de eleito, que o Afeganist�o passaria a ser a prioridade norte-americana na luta mundial contra o terrorismo.

Hillary Clinton lamenta morte de civis em bombardeio americano no Afeganist�o
Mais de 100 morreram em Farah, entre civis e supostos insurgentes.
Dados anteriores falavam em mais de 100 civis mortos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir