Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2009

Chuva deixa 18 mortos, 483 mil desabrigados
Estados atingidos e que registram mortes pelas chuvas na regi�o Nordeste
Chuva deixa 18 mortos, 483 mil desabrigados
Foto: www.estadao.com.br

S�O PAULO - A situa��o das cidades do Nordeste est� cr�tica por causa das chuvas na regi�o. S�o mais de 483 mil desabrigados ou desalojados e 18 mortos no Maranh�o, Cear� e Piau�. Ao todo, nesses tr�s Estados e no Piau�, Par� e Amazonas, 266 munic�pios foram mais gravemente atingidos. Boa parte deles j� decretou estado de emerg�ncia. H� centenas de quil�metros de estradas federais e estaduais danificadas. No Maranh�o, na BR-316, principal liga��o com o Norte, o Ex�rcito improvisa balsas para que os ve�culos possam passar sobre as �guas, porque uma das pontes foi levada pela enxurrada.

Nesta quarta, a situa��o se agravou no Cear�, onde moradores de S�o Gon�alo do Amarante ficaram ilhados por causa das chuvas. Uma equipe da Defesa Civil foi deslocada at� a cidade para resgatar as v�timas das chuvas e levar os moradores a um abrigo.

No Cear�, s�o 169.157 atingidos pelas chuvas. Sete pessoas morreram e 134 ficaram feridas e mais de 30 mil desabrigados ou desalojados. No Piau�, s�o 47.820 pessoas afetadas em pelo menos 25 cidades, segundo balan�o da Defesa Civil Estadual. N�o h� registro de mortes por conta das inunda��es.

Bahia

A chuva que cai desde s�bado na regi�o metropolitana de Salvador deu uma tr�gua na manh� desta quarta, mas os efeitos da �gua acumulada no solo continuam sendo sentidos. Durante a madrugada, um pr�dio rec�m-inaugurado, de sete pavimentos, constru�do em uma encosta no bairro de Pernambu�s, ruiu. No local, havia tr�s pessoas - todas da fam�lia do propriet�rio do im�vel -, que ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Geral do Estado.

No in�cio da manh�, foram retomadas as buscas pelo corpo de um jovem, de 20 anos, que foi soterrado pelos escombros de um im�vel atingido por um deslizamento de terra no bairro de Piraj�. Os corpos dos dois outros homens, de 20 e 22 anos, que estavam no local foram localizados na tarde de segunda.

Al�m disso, o Corpo de Bombeiros reiniciou as buscas pela mulher e sua filha, de 6 anos, que foram arrastadas pela correnteza no c�rrego da Avenida San Martin. Apesar do c�u parcialmente nublado da manh� desta quarta em Salvador, a previs�o do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) � que volte a chover na cidade, ao longo do dia.

Texto ampliado �s 12h27 para acr�scimo de informa��es.

(Com informa��es de Solange Spigliatti, da Central de Not�cias, e Tiago D�cimo, de O Estado de S. Paulo)

Chuva deixa 18 mortos, 483 mil desabrigados e cidades ilhadas.
Seis Estados do Norte e Nordeste s�o atingidos pelas chuvas; pr�dio desaba na Bahia e deixa tr�s feridos.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir