Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-05-2009

Simulação de como ficará rosto transplantado de Connie Culp
Imagem revela como deve ficar a face de Connie Culp.
Simulação de como ficará rosto transplantado de Connie Culp
Foto: www.g1.com.br

imagens recém-divulgadas mostram como deve ficar, ao final de tudo, o rosto da americana Connie Culp, que passou por um transplante de face nos Estados Unidos -- primeiro procedimento do tipo naquele país.

Os médicos não garantem que ela ficará com esse visual (veja o vídeo ao lado), mas essa é a expectativa, caso a recuperação da cirurgia se dê da melhor maneira -- o que não é de modo algum garantido. Ela e outras pessoas que passaram por versões desse procedimento pioneiro vão enfrentar dificuldades para controlar a rejeição dos tecidos faciais pela vida toda.

Visite o site do Jornal Nacional

Para esses pacientes, vale a pena o risco. Afinal, o novo rosto é a única chance de voltar a se alimentar normalmente, de conseguir falar ou mesmo de aparecer em público sem provocar repulsa em outras pessoas.Culp, 46, teve a face destruída em 2004 por um tiro disparado pelo próprio marido. Ela só conseguiu voltar a comer alimentos sólidos, como pizza, frango e hambúrguer, no último mês de janeiro.

E também ressaltou as sérias dificuldades sociais ligadas à sua deformidade. "Quando ver alguém com o rosto desfigurado, não julgue essa pessoa, porque você nunca sabe o que aconteceu com ela", declarou Culp em entrevista coletiva. "Precisamos do nosso rosto para poder encarar o mundo", ecoou a médica Maria Siemionow, que participou do procedimento.

O procedimento, inédito nos EUA, foi realizado na Cleveland Clinic, em Ohio. Culp recebeu, além da face de uma pessoa morta não-identificada, também o osso do nariz e partes da arcada dentária superior, destruídos pelo tiro.

Simulação mostra como ficará mulher que teve rosto transplantado
Imagem revela como deve ficar a face de Connie Culp.
Americana de 46 anos teve rosto destruído por um tiro.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir