Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2009

CPI aprova relatório final com indiciamento de Dantas
Banqueiro chegou a ser preso na Operação Satiagraha da PF
CPI aprova relatório final com indiciamento de Dantas
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

MARINA MELLO

Deputados da CPI das Escutas concluíram nesta quarta-feira a votação do relatório final da comissão feito pela relatora Iriny Lopes (PT-ES), que incluiu em seu texto o pedido de indiciamento do banqueiro Daniel Dantas - preso na operação Satiagraha, da Polícia Federal - e do sargento da Aeronáutica, Idalberto Araújo.

Apesar de não ter incluído em seu relatório as sugestões de indiciamentos solicitados pelo presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), e pela oposição, a deputada, após entrar em consenso com os membros da CPI, decidiu anexar em seu relatório os votos em separado apresentados por eles nos quais são sugeridos que: o delegado Protógenes Queiroz - que comandou a Satiagraha -, o ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, e o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Jorge Félix, também sejam indiciados.

Mesmo não estando no corpo do relatório, o deputado Itagiba ressaltou que como os votos em separado serão anexados, o Ministério Público - órgão que vai receber o documento - poderá analisar todas as sugestões, podendo até ignorar indiciamentos sugeridos no relatório e se debruçando mais nos anexos que pedem, por exemplo, para que o delegado Protógenes seja indiciado.

Além do indiciamento de Dantas e de Idalberto, a CPI também sugere os indiciamentos da delegada Eneida Tagary, por suposta execução de escuta ambiental ilegal, do detetive particular, Eloy Ferreira Lacerda, por prática de interceptação ilegal, do policial civil de São Paulo, Augusto Pena, acusado de grampear clandestinamente a mulher.

O relatório da CPI das Escutas havia sido lido na semana passada pelo antigo relator, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que não incluiu o nome de Dantas nos pedidos de indiciamento. Depois disso, Iriny assumiu a relatoria, depois que seu colega de partido se licenciou para ocupar a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado da Bahia.

Interceptação ilegal
Daniel Dantas tem seu indiciamento pedido pelo crime de interceptação telefônica ilegal, já que, na avaliação de Itagiba, ficou comprovado que ele contratou a empresa de investigação americana Kroll com o intuito de obter informações privilegiadas que seriam obtidas por meio de grampos irregulares durante disputas empresariais entre a Telecom Itália e a Brasil Telecom.

Já Protógenes e Lacerda têm os indiciamentos sugeridos pelo presidente por crimes de violação de sigilo funcional (por terem vazado informações sigilosas da operação), falso testemunho (por terem mentido à CPI) e emprego irregular de verba pública (pela parceria "atípica" entre PF e Abin na Satiagraha na qual, segundo Itagiba, recursos da agência foram utilizados numa operação da PF).

Trabalhos continuam
Apesar de ter aprovado o relatório final, os trabalhos da CPI ainda não foram concluídos. Os deputados ainda terão que se reunir para votar o destaque apresentado pelo deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) no qual ele pede para que os nomes do sargento Idalberto Martins de Araújo e da delegada de Polícia Civil do DF, Eneida Tagary, sejam retirados da lista de indiciados.

Bessa pede ainda para que a CPI altere redação final no que diz respeito aos poderes de investigação do Ministério Público.

CPI aprova relatório final com indiciamento de Dantas.

Banqueiro chegou a ser preso na Operação Satiagraha da PF.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir