Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-05-2009

Índios voltam a invadir prédio no Centro de SP, diz Funasa
Órgão diz que funcionários conseguiram deixar edifício. Indígenas tinham saído do local na noite de quarta-feira.
Índios voltam a invadir prédio no Centro de SP, diz Funasa
Foto: G1

Os índios voltaram a invadir na manhã desta sexta-feira (8) o prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Centro de São Paulo, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Todos os funcionários que estavam no local no momento da ocupação teriam saído do edifício. O G1 tentou contato com os índios que coordenam a manifestação, mas não havia conseguido até as 11h45 desta sexta.

Os índios tinham uma reunião, com a presença de representantes da Funasa e do Ministério Público Federal, marcada para as 14h desta sexta-feira na sede da Defensoria Pública, na Rua da Consolação.

Os indígenas haviam deixado o prédio na noite de quarta-feira (6), após 30 horas de ocupação, em cumprimento a um mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal. Eles passaram a quinta-feira (7) em frente à sede da Funasa em São Paulo.

Os manifestantes exigem que o coordenador da Funasa em São Paulo, Raze Rezek, seja demitido. Rezek já pediu demissão, mas ela não foi aceita pelo presidente da fundação, Danilo Forte. Ele disse, em Brasília, que está disposto a receber uma comissão de índios, mas só daqui a 15 dias. Os índios reivindicam também melhorias no atendimento médico, no transporte para hospitais e no saneamento básico para 36 aldeias do estado de São Paulo.
Negociação

O presidente da Funasa disse nesta quarta-feira (6), em Brasília, que iria negociar com os índios enquanto o prédio do órgão em São Paulo não fosse desocupado. "Fui surpreendido por essa crise. Estamos dispostos a conversar com as lideranças, mas não sob coação", disse, classificando o movimento como "político" e "uma luta entre os caciques e o coordenador regional."

Índios voltam a invadir prédio no Centro de SP, diz Funasa

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir