Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-05-2009

Zuma toma posse como 4º presidente da fase democracia
Jacob Zuma, líder do governamental Congresso Nacional Africano (CNA), tomou posse hoje...
Zuma toma posse como 4º presidente da fase democracia
Foto: http://www.topnews.in

Pretória, 9 mai (EFE).- Jacob Zuma, líder do governamental Congresso Nacional Africano (CNA), tomou posse hoje, em Pretória, como o quarto presidente da história democrática da África do Sul, em um grande ato em Pretória, com a presença de 29 chefes de Estado e de Governo.

Zuma, de 67 anos, assumiu o cargo perante o chefe do Poder Judiciário da África do Sul, Pius Langa, depois que seu antecessor, Kgalema Motlanthe, transferiu ao novo presidente a Ordem Nacional de Mapungubwe, em cerimônia que recebeu a bênção de clérigos de várias religiões.

Em seu juramento, Zuma disse que assumia o cargo de presidente da África do Sul para "manter a lei e a Constituição" e "defender e promover os direitos de todos os sul-africanos".

"Que Deus me ajude", disse na conclusão, e depois os presentes iniciaram uma forte ovação.

Na cerimônia, estiveram em postos preferenciais os três anteriores presidentes da África do Sul: o prêmio Nobel da Paz e primeiro chefe do Estado negro do país, Nelson Mandela, seu sucessor, Thabo Mbeki, e Kgalema Motlanthe, que ficou apenas oito meses no cargo.

Como primeira-dama - já que não se sabia qual esposa de Zuma assumiria o posto -, esteve na tribuna presidencial a primeira mulher do novo presidente, Sizakele Khumalo, com quem o novo líder está casado desde 1960, mas tem outras três esposas.

Depois da posse formal, vários helicópteros militares, com a bandeira da África do Sul, sobrevoaram os edifícios governamentais de Pretória, onde aconteceu o ato, e o hino nacional foi executado enquanto se disparavam salvas de ordenança.

O ato contou com a presença de 29 chefes de Estado e Governo, na maioria africanos, além de cerca de 5 mil convidados oficiais e, segundo os organizadores, e 30 mil espectadores. EFE

Zuma toma posse como 4º presidente da fase democracia na África do Sul.

Jacob Zuma, líder do governamental Congresso Nacional Africano (CNA), tomou posse hoje...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir