Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-05-2009

Premiê paquistanês diz que ofensiva segue até fim do terrori
O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, reiterou hoje que a operação militar contra a insurgência talibã
Premiê paquistanês diz que ofensiva segue até fim do terrori
Foto: AFP

Islamabad, 9 mai (EFE).- O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, reiterou hoje que a operação militar contra a insurgência talibã no Vale do Swat e em outros distritos do norte do país continuará até o fim do "terrorismo", e anunciou novas ajudas para os deslocados.

Gillani pediu que os paquistaneses apoiem a ação do Exército pelo bem das gerações futuras, em declarações divulgadas pelo canal privado "Dawn".

"A operação continuará até acabar com o terrorismo. Essa não é uma guerra normal, e sim uma guerra de guerrilhas (...), mas o compromisso do Exército é que haja o mínimo dano colateral", disse Gillani à imprensa, após uma reunião especial com os membros de seu Gabinete.

O chefe do Executivo anunciou a criação de um comitê governamental que ficará responsável pelo acompanhamento dos deslocados, para os quais serão destinados mais 200 milhões de rúpias (US$ 2,5 milhões).

Esta quantia deve se somar ao 1 bilhão de rúpias (US$ 12,5 milhões) que Gillani prometeu na quinta-feira passada.

Além disso, disse que, na próxima segunda-feira, será discutida a situação de segurança no país, em uma sessão especial do Parlamento nacional.

O Governo paquistanês deu na quinta-feira passada por quebrado o acordo de paz alcançado entre as autoridades provinciais e os talibãs do Vale do Swat em fevereiro, e ordenou ao Exército iniciar uma nova operação contra os extremistas.

O pacto, que previa a aplicação da "sharia" (lei islâmica) em vários distritos do norte em troca da pacificação do Vale do Swat, tinha sido aprovado pelo Parlamento nacional e ratificado pelo presidente paquistanês, Asif Ali Zardari.

Antes da ruptura oficial do acordo, as forças de segurança paquistanesas iniciaram na semana passada ofensivas contra os fundamentalistas nos distritos de Dir e Buner, este último a 100 quilômetros de Islamabad.

Os talibãs, procedentes de Swat, entraram em abril em Dir e Buner, gerando alarme entre a comunidade internacional.

Ontem, o Exército informou sobre a morte de 171 talibãs nestes distritos, 140 deles em Swat, onde entre 12 mil e 15 mil soldados enfrentam cerca de 4 mil insurgentes, segundo o porta-voz militar, Athar Abbas.

As forças de segurança continuam hoje as ofensivas e mataram mais 24 fundamentalistas durante as últimas horas em diversos confrontos, segundo o canal privado "Geo TV".

As autoridades estimam que cerca de 200 mil pessoas tiveram que deixar suas casa devido ao conflito. EFE

Premiê paquistanês diz que ofensiva segue até fim do terrorismo

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir