Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 09-05-2009

Onde nenhum outro filme jamais esteve
Cena do novo filme "Star Trek"
Onde nenhum outro filme jamais esteve
Foto: Paramount Pictures/Divulga��o

Claudio R. S. Pucci

J.J. Abrams conseguiu! Audaciosamente deu vida nova � franquia de Jornada nas Estrelas em um dos melhores filmes de toda a ciness�rie, Star Trek, que estr�ia esta sexta-feira (8) nos cinemas. Ao contar os prim�rdios das aventuras de Kirk e companhia na Frota Estelar, Abrams ousou alterar alguns detalhes do passado dos personagens e assim come�ar do zero as viagens da nave USS Enterprise. O pr�prio Spock de Zachary Quinto explica aos desavisados que uma nova linha do tempo se inicia com esse filme.

Identidade e respeito
Obviamente que n�o d� para se mexer em personagens mitol�gicos, com mais de 40 anos de exist�ncia - o filme � baseado na s�rie de TV Jornada nas Estrelas de meados da d�cada de 60 -, sem preservar as caracter�sticas das interpreta��es originais. Karl Urban, por exemplo, imprimiu todos os maneirismos do finado ator DeForest Kelley para compor seu Dr. "Magro" McCoy. Fisicamente diferente do original, o Pavel Chekov de Anton Yelchin tem o mesmo tom de voz e o indefect�vel sotaque russo, com seu "Kapitin Kurk" arrancando risos da plat�ia. O Scotty de Simon Pegg tamb�m n�o deixa nada a desejar sobre o da s�rie cl�ssica e o Spock de Quinto � simplesmente perfeito.

E antes que eu me esque�a, a presen�a da deslumbrante Zoe Saldana como Uhura n�o se limita a apenas mandar mensagens espa�o adentro. Em novos tempos, a figura feminina � bem mais forte e decidida que sua contrapartida antiga. A grande diferen�a est� no James Tiberius Kirk de Chris Pine, mais ousado, agressivo e n�o menos fascinante que o de William Shatner (que n�o d� as caras na nova fita).

Outro ponto fant�stico do filme s�o as min�cias da produ��o. O setor de engenharia das espa�onaves � sujo e escuro como deveria ser, contrastando com a clara e modernizada ponte de comando. E at� mesmo os canh�es de phaser no casco da nave s�o mostrados no m�nimo detalhe.

Para f�s e curiosos
Star Trek tamb�m tem a grande qualidade de poder agradar iniciados ou n�o em seu universo t�o particular. Para quem nunca viu nada da s�rie ou achava que os epis�dios da TV eram cerebrais demais, o filme se mostra �gil com uma aventura desenfreada, efeitos espaciais de primeir�ssima qualidade e cenas de tirar o f�lego. Seguramente vai criar uma nova gera��o de f�s, especialmente entre os teenagers.

Para quem curte o seriado, a aventura traz um b�nus adicional: a maior parte das piadas � refer�ncia a acontecimentos da s�rie cl�ssica e dos outros filmes feito para o cinema. Por exemplo, quando aparece um tripulante com o uniforme vermelho, voc� j� come�a a rir porque sabe que o coitado vai se dar mal, como aconteceu na maioria dos epis�dios da TV com figurantes que vestiam essa cor. At� mesmo o Capit�o Archer da mal-sucedida s�rie Enterprise � mencionado em um dos gracejos.

Na hist�ria, um vil�o do futuro, o romulano Nero, interpretado pelo �timo Eric Bana, acidentalmente volta ao passado buscando vingan�a contra os vulcanianos e a Federa��o pela destrui��o de seu planeta. Na sua esteira est� Spock, envelhecido e vivido pelo ator que interpretou o personagem na s�rie original, Leonard Nimoy. Sua presen�a meio que serve como uma transi��o para os novos protagonistas. Ao mesmo tempo, Kirk, McCoy, Uhura, Chekov e Sulu s�o cadetes participando da viagem inaugural da Enterprise. Imagine, ent�o, quem vai salvar o dia?

Abrams, que j� havia feito um excelente trabalho em Miss�o Imposs�vel 3 e criou o fen�meno Lost para a TV est� comprometido com pelo menos mais dois filmes da ciness�rie. O que vem por a� � uma inc�gnita, mas os produtores, contentes com o resultado, j� falam em um novo seriado para a TV tamb�m. Depois de ver este filme, a �nica coisa que esperamos � que a s�rie tenha vida longa e pr�spera.

Onde nenhum outro filme jamais esteve.

Cena do novo filme "Star Trek".


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir