Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 11-05-2009

Papa defende a paz e condena o antissemitismo
O Papa sa�da um menino ao chegar ao Monte Scopus, em Jerusal�m
Papa defende a paz e condena o antissemitismo
Foto: AFP

JERUSAL�M, Israel (AFP) � O papa Bento XVI desembarcou nesta segunda-feira em Israel, como parte de sua primeira viagem � Terra Santa, e j� na chegada deu o tom da visita: defendeu a paz entre israelenses e palestinos e condenou o antissemitismo.

O Sumo Pont�fice desembarcou �s 11H00 (5H00 de Bras�lia) no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv, procedente da Jord�nia, antes de seguir para Jerusal�m, para a etapa mais complexa de sua viagem, depois da pol�mica provocada pelo perd�o concedido a um bispo que nega o holocausto.

A viagem tamb�m acontece depois da controversa ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, entre 27 de dezembro e 18 de janeiro, que matou 1.300 palestinos e foi severamente criticada pelo pont�fice.

Bento XVI condenou o que chamou de "repugnante antissemitismo", considerado inaceit�vel no discurso que fez ainda no aeroporto.

"Infelizmente o antissemitismo continua levantando sua repugnante cabe�a em muitas partes do mundo, isto � totalmente inaceit�vel", afirmou o Papa diante das autoridades israelenses, incluindo o presidente Shimon Peres e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

"Devemos concentrar esfor�os para combater o antissemistismo em qualquer lugar que se encontre", completou.

O Papa defendeu ainda a paz entre israelenses e palestinos.

"A esperan�a de muitos homens, mulheres e crian�as por um futuro mais seguro e mais est�vel depende do �xito de negocia��es de paz entre entre israelenses e palestinos", declarou.

"Junto com todos os homens de boa vontade, suplico a todos aqueles com alguma responsabilidade que explorem toda via poss�vel para buscar uma solu��o justa �s enormes dificuldades, para que os dois povos possam viver em paz em uma p�tria pr�pria, dentro de fronteiras seguras e internacionalmente reconhecidas".

O Pont�fice pronunciou 13 vezes a palavra paz no discurso.

"Espero e rezo para que se possa, em breve, criar um clima de maior confian�a, que permita �s partes conquistar progressos reais no caminho para a paz e a estabilidade", disse.

"A esperan�a de muitos homens, mulheres e crian�as por um futuro mais seguro e mais est�vel depende do �xito das negocia��es de paz entre israelenses e palestinos".

Em um gesto pouco comum, Peres recebeu o pont�fice com palavras em latim, o idioma oficial da Santa S�: "Ave Benedicte, princeps fidelium qui hodie terram sanctam visitas" (Sa�do o fiel entre os fi�is que inicia hoje uma visita � Terra Santa).

"Considero sua visita aqui, na Terra Santa, como uma miss�o espiritual da maior import�ncia, uma miss�o de paz. Uma miss�o para espalhar as sementes da toler�ncia e erradicar as do fanatismo", completou Peres em ingl�s.

Depois de passar pela Jord�nia, Bento XVI visita Israel por cinco dias, em uma viagem que tamb�m o levar� ao territ�rio palestino da Cisjord�nia.

Durante a visita, o pont�fice alem�o, de 82 anos, cumprir� uma agenda apertada.

� tarde, o Papa visitar� o Memorial do Holocausto em Jerusal�m, sem entrar no museu para evitar a pol�mica pela exist�ncia de uma placa contra a figura do Papa Pio XII, acusado de ter mantido sil�ncio durante o genoc�dio nazista.

Israel adotou medidas de seguran�a excepcionais para a visita do pont�fice.

O desejo do Papa de beatificar Pio XII, acusado por historiadores judeus de ter sido pasivo ante o Holocausto nazista dos judeus, pesa nas rela��es com Israel, contr�rio � beatifica��o.

Ele tamb�m aproveitar� a visita a Bel�m para conhecer o campo de refugiados de Aida, onde falar� diretamente ao povo palestino, uma decis�o que incomoda as autoridades israelenses. E ser� o primeiro Papa a visitar a C�pula da Rocha de Jerusal�m, terceiro local sagrado para os mu�ulmanos.

Antes de deixar a Jord�nia nesta segunda-feira, ao fim de uma visita de quatro dias, Bento XVI defendeu a toler�ncia religiosa entre crist�os e mu�ulmanos.

Papa defende a paz e condena o antissemitismo ao chegar em Israel.

O Papa sa�da um menino ao chegar ao Monte Scopus, em Jerusal�m.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir