Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2009

Bento XVI pede combate ao antissemitismo
O papa Bento XVI chegou hoje a Israel, onde condenou o Holocausto de milh�es de judeus e pediu para combater o antissemitismo
Bento XVI pede combate ao antissemitismo
Foto: MidiaCon

"lefebvriano", o que colocou em p� de guerra a comunidade judaica.

Bento XVI j� havia condenado v�rias vezes o Holocausto, e hoje, ao chegar a Israel, voltou a expressar sua repulsa pelos danos causados ao povo judeu "por ideologias que negam a dignidade fundamental da pessoa".

"� justo e conveniente que minha perman�ncia em Israel honre a mem�ria de 6 milh�es de judeus v�timas da Shoah (Holocausto) e que reze para que o mundo jamais tenha que ser testemunha de um crime desse tamanho", disse o papa, em seu discurso diante do presidente de Israel, Shimon Peres, e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

O pont�fice denunciou que, "infelizmente", o antissemitismo "continua elevando sua repugnante cabe�a em muitas partes do mundo" e isso, ressaltou, "� inaceit�vel".

O papa acrescentou que � preciso fazer "todos os esfor�os" para combater o antissemitismo "onde estiver" e para promover o respeito e a estima para todos os povos, ra�as, idiomas e na��es do mundo.

As rela��es entre o Vaticano e o mundo judaico deterioraram-se nos primeiros anos depois que o bispo Richard Williamson - um dos quatro bispos "lefebvrianos" aos quais Bento XVI acabou de suspender a excomunh�o - negou a exist�ncia das c�maras de g�s e disse que s� 300 mil judeus morreram nos campos de concentra��o nazistas.

O Vaticano sempre disse que bastava que um judeu tivesse morrido nas c�maras de g�s para condenar o Holocausto. Com a precis�o que o papa fez hoje de "6 milh�es", os observadores vaticanos viram uma refer�ncia na qual novamente desautorizava o bispo nagacionista.

O papa ir� hoje ao Museu do Holocausto de Jerusal�m, onde deve voltar a fazer uma nova condena��o ao massacre de judeus. EFE

Bento XVI pede combate ao antissemitismo

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir