Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2009

Mais de 100 crianças mortas no Sri Lanka; ONU denuncia banho
Mais de 100 crianças estão entre os civis tâmeis mortos no fim de semana passado em bombardeios no nordeste do Sri Lanka
Mais de 100 crianças mortas no Sri Lanka; ONU denuncia banho
Foto: AFP

COLOMBO, Sri Lanka (AFP) — Mais de 100 crianças estão entre os civis tâmeis mortos no fim de semana passado em bombardeios no nordeste do Sri Lanka, afirmou nesta segunda-feira um porta-voz das Nações Unidas em Colombo, antes de mencionar um "banho de sangue".

"A matança de civis, entre os quais 100 crianças, no fim de semana passado, mostra que o cenário do banho de sangue se confirmou", declarou o porta-voz Gordon Weiss à AFP. As duas partes envolvidas no conflito culpam uma à outra pelas mortes.

A ONU e diversas ONGs vêm denunciando há várias semanas uma catástrofe humanitária no nordeste da ilha, onde milhares de civis estão bloqueados na zona dos combates, onde a imprensa não pode entrar.

O Conselho de Segurança da ONU deve se reunir ainda nesta segunda-feira para examinar a situação no Sri Lanka, informaram diplomatas em Colombo.

Em carta enviada ao primeiro-ministro japonês, Taro Aso, associações de defesa dos direitos humanos, ONGs e grupos de reflexão pediram nesta segunda-feira ao país que intervenha e "assuma suas responsabilidades" para prevenir uma tragédia humanitária.

"Consideramos que o Japão tem um papel importante a desempenhar para salvar a vida de muitos civis", destaca a carta, assinada, entre outros, por Human Rights Watch (HRW), Anistia Internacional (AI) e o grupo de pesquisa Internacional Crisis Group (ICG).

"Se o mundo continuar ignorando o sofrimento dos civis no Sri Lanka, como tem feito até agora, será responsável por um fracasso histórico", acrescenta o texto.

De acordo com estimativas da ONU, 6.500 civis morreram e outros 14.000 ficaram feridos entre o fim de janeiro e meados de abril, durante a ofensiva "final" do exército contra os rebeldes separatistas.
Em quatro meses, a ONU acredita que quase 200.000 pessoas tenham fugido dos combates e se amontoado em campos de refugiados no norte do país.
Os Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) afirmaram nesta segunda-feira que 3.200 civis morreram nos dois últimos dias por causa dos bombardeios do exército cingalês.

O governo respondeu acusando os rebeldes de terem matado ou ferido 250 civis para "sujar a imagem das forças de segurança com a opinião pública nacional e internacional".

Nenhuma destas informações é verificável nesta zona isolada do resto do mundo, cujo acesso é totalmente bloqueado pelo governo.

Os LTTE, que controlavam grande parte do nordeste do Sri Lanka, sofreram duras derrotas desde meados de fevereiro. Eles tiveram que abandonar o controle de seus principais feudos, e seu território é hoje limitado a uma área de apenas quatro quilômetros quadrados no nordeste da ilha.

Os LTTE são considerados uma organização terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia. (UE)

Mais de 100 crianças mortas no Sri Lanka; ONU denuncia banho de sangue

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir