Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2009

Chávez ameaça meios de comunicação venezuelanos
"Não tenham dúvida de que estão brincando com fogo", diz presidente. Em 2007, o governo não renovou a concessão da emissora RCTV.
Chávez ameaça meios de comunicação venezuelanos
Foto: Estadão

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou, neste domingo (10), os canais de TV e estações de rádio privados de incentivar o ódio e manipular suas informações. Ele ainda lembrou que a permissão para renovar suas licenças de transmissão dependem do Estado.

"Não tenham dúvida de que estão brincando com fogo, manipulando, incitando o ódio. Todos os dias, televisões, rádios, jornais... Eu só digo a vocês e ao povo venezuelano que isso não vai continuar. Essas ondas eletromagnéticas são de propriedade pública, social", advertiu Chávez durante seu programa semanal "Alo presidente".

Chávez ainda relembrou a diferença entre crítica e conspiração e reforçou que não permitirá que alguns meios de comunicação passem por cima da lei.

"Existe uma concessão que alguém fornece para que os meios de comunicação operem. Tudo tem que estar regulamentado e é para isso que existem as leis", explicou.

O presidente fez tais ameaças a partir da cobertura feita pela TV privada "Globovisión", que costuma criticar o governo, sobre um tremor que abalou Caracas na semana passada. Segundo autoridades, a emissora não esperou pela versão oficial e gerou pânico entre a população.

Em maio de 2007, o governo de Chávez não renovou a concessão da emissora RCTV, que costumava criticar o poder executivo. A decisão provocou manifestações negativas dentro e fora do país. O canal, então, passou a ser transmitido em Miami e pela TV fechada.

Chávez ameaça meios de comunicação venezuelanos

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir