Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 11-05-2009

UE vai deter práticas ilegais da Intel
Intel pagou ilegalmente fabricantes de computadores para atrasar ou cancelar a estreia de produtos que utilizassem chips da AMD, sua principal concorrente.
UE vai deter práticas ilegais da Intel
Foto: Info Online

AMSTERDí - Reguladores antitruste europeus devem afirmar nesta semana que a Intel pagou ilegalmente fabricantes de computadores para atrasar ou cancelar a estreia de produtos que utilizassem chips da AMD, sua principal concorrente.

A Comissão Europeia vai decidir na quarta-feira (13/05) a multa aplicada à maior empresa de chips do mundo e exigirá mudanças nas suas práticas comerciais.

Não há indicações do valor da multa. Até hoje, a maior retaliação desse tipo aplicada pela CE foi de 497 milhões de euros à Microsoft, em março de 2004.

Fontes familiares ao assunto acreditam que o órgão executivo do bloco europeu decidirá que a Intel cometeu duas violações, nas quais abusou do seu poder de liderança do mercado de processadores.

A Intel ofereceu descontos a fabricantes de computadores que restringiram ou eliminaram o uso de chips da AMD. Além disso, a companhia persuadia varejistas a comercializar apenas máquinas com as CPUs da marca.

Provavelmente, a Comissão obrigará a Intel a cessar essas práticas, que são consideradas ilegais.

A maior fabricante de chips do planeta já havia sido multado pela CE em 2007 por dar descontos inadequados a fabricantes de computadores. Em julho do ano passado, a Intel foi repreendida por pagar varejistas para não vender PCs que usassem chips da sua rival.

UE vai deter práticas ilegais da Intel

Fonte: Info Online
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir