Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-05-2009

Obama lamenta caso de soldado americano que matou 5
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ter ficado comovido e "profundamente entristecido" ap�s...
Obama lamenta caso de soldado americano que matou 5
Foto: http://avozdoimigrante.files.wordpress.com

Washington, 11 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ter ficado comovido e "profundamente entristecido" ap�s saber que um soldado americano abriu fogo e matou cinco companheiros em uma base militar no Iraque.

A declara��o consta de um comunicado distribu�do hoje pela Casa Branca, no qual Obama, que viajou para Bagd� em abril, assegurou que pressionar� para "garantir que entendamos completamente o que levou a esta trag�dia".

Al�m disso, ele quer se assegurar que a Administra��o fa�a "tudo o que for necess�rio para garantir que nossos homens e mulheres em uniforme estejam protegidos" no cumprimento do dever.

Para este fim, explicou, se reuniu hoje com o secret�rio de Defesa, Robert Gates, para receber toda a informa��o sobre o caso.

Mais cedo, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, qualificou de "trag�dia terr�vel" o tiroteio em uma cl�nica voltada a militares com estresse em decorr�ncia da situa��o de conflito na base americana Camp Liberty, nos arredores de Bagd�.

Em entrevista no Pent�gono, Gates afirmou, por sua vez, que o Departamento de Defesa ainda se encontra dentro do processo de coleta de informa��o sobre o incidente.

Se, como tudo indica, o soldado atirou contra os companheiros, se trataria de um incidente "muito preocupante", afirmou o secret�rio.

Segundo os �ltimos dados fornecidos pela For�a Multinacional do Iraque, o soldado americano suspeito de envolvimento no tiroteio "se encontra atualmente detido".

O tiroteio ocorreu �s 8h (de Bras�lia), na base Camp Liberty, situada perto do aeroporto da capital iraquiana. EFE

Obama lamenta caso de soldado americano que matou 5 no Iraque.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ter ficado comovido e "profundamente entristecido" ap�s...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir