Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Ataque a hospital deixa 49 mortos no Sri Lanka
Civis pr�ximos de familiares mortos no ataque contra o hospital
Ataque a hospital deixa 49 mortos no Sri Lanka
Foto: AP

COLOMBO - Um bombardeio atingiu o �nico posto m�dico na zona de guerra ao norte do Sri Lanka nesta ter�a-feira, 12. Ao menos 49 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas, disse um oficial de Sa�de do governo que est� na �rea. Est� � a segunda vez neste m�s que o local � alvo de ataque.

O ataque aconteceu depois de um final de semana conturbado que matou centenas de civis refugiados na zona de guerra. Os militares negam as acusa��es de preju�zo que continuam ocorrendo na costa que est� sob o controle dos rebeldes, onde podem haver 50 mil civis.

O m�dico Thurairaja Varatharajah, autoridade m�xima do governo em Sa�de na zona de guerra, disse que um morteiro atingiu o �nico hospital improvisado. Al�m dos 49 mortos, muitos foram feridos na cabe�a e no est�mago. Varatharajah disse esperar que o n�mero de mortos cres�a. Os bombardeios continuam atingindo a �rea horas depois, incluindo a regi�o que est� a 150 metros do hospital, afirmou o m�dico.

Um segundo funcion�rio do hospital, que pediu para n�o ser identificado, afirmou que o administrador do local est� entre os mortos. Esta � a segunda vez que o pr�dio � atacado sob intenso fogo de artilharia. Em 2 de maio, 64 civis morreram no bombardeio do hospital. Os informes de combates s�o dif�ceis de serem verificados de modo independente, j� que o governo pro�be os jornalistas e trabalhadores de organiza��es de ajuda de entrar na zona de combate.

Na v�spera, a ONU denunciou que os combates do fim de semana no �ltimo reduto da guerrilha t�mil no norte do Sri Lanka causaram um "banho de sangue". Um m�dico na zona de guerra disse que pelo menos mil civis teriam sido mortos em dois dias de ataques. Pelo menos 430 civis, entre eles 106 crian�as, foram levados ao hospital para serem enterrados ou morreram em suas instala��es.

Na mais sangrenta jornada da ofensiva do Ex�rcito cingal�s contra o �ltimo reduto dos rebeldes separatistas tigres t�meis, no nordeste do Sri Lanka, aproximadamente 1.300 ficaram feridos, disseram fontes m�dicas do pa�s. O porta-voz da ONU no Sri Lanka, Gordon Weiss, assegurou que a ONU "n�o atribuir�" a responsabilidade pelo massacre, do qual governo e guerrilha se acusam mutuamente.

Ap�s lembrar que h� entre 50 mil e 100 mil civis na regi�o em que o Ex�rcito lan�ou sua ofensiva final, Weiss acrescentou que "a ONU j� tinha alertado que haveria um banho de sangue, pois civis est�o no meio dos combates". Um trabalhador humanit�rio disse que o �nico que tem "capacidade para lan�ar ataques a�reos � o governo".

Os Tigres de Liberta��o do Eelam T�mil resistem em uma faixa litor�nea de apenas 4 km� do Distrito de Mullaitivu, no norte do Sri Lanka. O governo nega que esteja usando artilharia pesada ou bombardeios a�reos contra o reduto e acusou a guerrilha de usar a popula��o como um escudo humano e impedi-la de abandonar a �rea.

O site TamilNet, ligado aos rebeldes, diz que cerca de 2 mil civis teriam sido mortos nos ataques do governo cingal�s, que se intensificaram nas �ltimas tr�s semanas - cifra desmentida pelo Ex�rcito. A organiza��o Human Rights Watch faz acusa��o semelhante, afirmando que os militares cingaleses t�m atingido hospitais na zona de guerra. Para a ONG, os comandantes envolvidos na opera��o "devem ser julgados por crimes de guerra". O Ex�rcito diz que n�o tem usado explosivos nas �reas de maior concentra��o populacional, onde os t�meis est�o escondidos.

Ataque a hospital deixa 49 mortos no Sri Lanka
Local era o �nico posto de sa�de na zona de guerra; rebeldes est�o presos em 4 quil�metros quadrados

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir