Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Cavaco na Turquia... para seduzir
Cavaco Silva partiu para esta viagem com vontade de dinamizar as rela��es comerciais entre os dois pa�ses
Cavaco na Turquia... para seduzir
Foto: Margarida Mota

Margarida Mota

A tripula��o da SATA mal tinha acabado de servir o almo�o quando Cavaco Silva irrompeu pelo corredor do avi�o, para cumprimentar quem o acompanhava na visita oficial � Turquia - que se inicia hoje.

Quando chegou junto dos jornalistas, deixou-se ficar e, como que retomando os antigos h�bitos de professor, discorreu sobre as li��es que a Turquia deve tirar do processo portugu�s de ades�o � Uni�o Europeia . Portugal esperou sete anos para aderir � Comunidade.

"As negocia��es entre a Uni�o Europeia e a Turquia s� come�aram em 2005. A Turquia tem de ter paci�ncia e tem de seduzir a Uni�o Europeia, sobretudo a Fran�a, a Alemanha e a �ustria, mostrando as suas potencialidades. Foi o que Portugal fez durante sete anos", afirmou.

Para al�m do apoio portugu�s � integra��o da Turquia na Uni�o Europeia, o Presidente da Rep�blica partiu para esta viagem - um convite do seu hom�logo turco, Abdullah Gul - com vontade de dinamizar as rela��es comerciais entre os dois pa�ses, deficit�rias para Portugal.

Na comitiva, seguem cerca de 30 empres�rios, de �reas t�o variadas quanto a constru��o, a biotecnologia ou a enologia.

Em declara��es ao Expresso, Bas�lio Horta, presidente da Ag�ncia para o Investimento e Com�rcio Externo de Portugal (AICEP), enumera as mais-valias do mercado turco para os empres�rios portugueses: "� uma das maiores economias do mundo. � um mercado de dezenas de milh�es de pessoas, com uma classe m�dia em crescimento".

"Tem grupos muito ricos, com um grande poder de compra. E est� numa regi�o muito importante para n�s. Faz fronteira com o Ir�o, por exemplo, onde, muito recentemente, uma miss�o econ�mica da Associa��o Empresarial de Portugal (AEP) teve muitos bons resultados", revela.

Precisamente na pr�xima quinta-feira, Cavaco Silva participar� no encerramento do Semin�rio Econ�mico Portugal-Turquia, que decorrer� em Istambul. Ter�, ent�o, um palco privilegiado para cativar o interesse dos empres�rios turcos pelo mercado portugu�s.

A aten��o dos turcos, essa, Cavaco j� cativou. Na sua edi��o de segunda-feira, o "Today s Zamam", um dos mais importantes jornais turcos (em l�ngua inglesa), que foi a Lisboa entrevistar o chefe de Estado portugu�s, dedicava-lhe a manchete: "A Europa precisa da Turquia, do seu entusiasmo", disse o Presidente portugu�s. Cavaco j� come�ou a seduzir.

Cavaco na Turquia... para seduzir.
O Presidente da Rep�blica inicia hoje uma visita oficial � Turquia. Cavaco Silva quer reafirmar o apoio portugu�s � ades�o daturca � Uni�o Europeia e cativar o interesse dos empres�rios locais.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir