Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Nasa lança missão para manutenção de telescópio
Decolagem do Atlantis
Nasa lança missão para manutenção de telescópio
Foto: AFP

CABO CANAVERAL, EUA (AFP) — O ônibus espacial Atlantis decolou nesta segunda-feira da base da Nasa na Flórida com uma tripulação de sete astronautas, cuja missão será trabalhar no telescópio espacial Hubble.

A missão, considerada de alto risco pela agência espacial americana, será a última manutenção do Hubble antes de sua desativação definitiva.

Os astronautas devem retornar à Terra dentro de 11 dias.

Esta é a quinta e última visita de manutenção, reparo e modernização do primeiro telescópio espacial, colocado em órbita em 1990.

"Se conseguirmos, o Hubble será mais potente e mais forte do que nunca e funcionará pelo menos até 2014", explicou à imprensa Ed Weiler, diretor de missões científicas da Nasa.

O Hubble estará plenamente operacional até a chegada, em 2013, de seu sucessor, o James Webb Space Telescope, capaz de remontar até o "Big Bang" que marcou o nascimento do universo há 13,7 bilhões de anos.

O Atlantis foi lançado às 14H01 (18H01 GMT) do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, na Flórida. Dois minutos depois, os dois foguetes de apoio, que dão 80% do impulso no início do lançamento, se separaram conforme o previsto, caindo no A Nasa explicou que a missão Hubble é mais arriscada do que um vôo para a ISS devido ao perigo de um meteorito se chocar contra a aeronave.

oceano Atlântico, onde serão recuperados e reutilizados.

Oito minutos e meio depois, o ônibus espacial alcançou a órbita terrestre.

O telescópio espacial Hubble está a 563 km de altitude, quase o dobro da distância entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS), que está a 350 km e tem sido o destino mais frequente das missões espaciais nos últimos anos.

O Atlantis deve alcançar seu objetivo na quarta-feira, e deve iniciar as manobras de aproximação e captura do telescópio, de 12,5 toneladas, às 11H41 GMT. O Hubble deve ser capturado às 16H54 GMT, quando será colocado no depósito do ônibus espacial, onde os trabalhos serão realizados.

Nasa lança missão para manutenção de telescópio.

Decolagem do Atlantis.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir