Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Sri Lanka: milhares de tâmeis em Paris pedem o fim do genocí
manifestação nesta terça-feira em Paris pelo fim do genocídio do povo tâmil no Sri Lanka
Sri Lanka: milhares de tâmeis em Paris pedem o fim do genocí
Foto: AFP

PARIS, França (AFP) — Entre 8.500 e 10.000 membros da comunidade tâmil na França, segundo a polícia e os organizadores, realizaram uma manifestação nesta terça-feira em Paris pelo fim do genocídio do povo tâmil no Sri Lanka, constatou a AFP.

"Não somos terroristas, queremos nossa pátria!", "Ajudem-nos a salvar os tâmeis!", lia-se nos cartazes dos manifestantes, que marcharam pelo centro da capital francesa.

Os manifestantes usavam camisetas brancas, com badeiras francesas e bonés e roupas amarelas e vermelhas, cores dos Tigres para a Libertação do Eelam Tâmil (LTTE), a guerrilha que luta pela independência de um Estado tâmil no antigo Ceilão.

"Senhor presidente, salve-nos do inferno", dizia uma faixa com uma foto do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"Já faz mais de 30 dias que nosso povo está sendo massacrado pelo exército do Sri Lanka", disse à AFP Shalini Sakthithasan, jovem estudante de medicina e secretário geral do Comitê de Coordenação Tâmil-França.

"Pedimos o fim imediato dos bombardeios que matam a cada dia civis, mulheres, crianças, idosos, um cessar-fogo imediato e sem condições para que o genocídio acabe", acrescentou.

A comunidade tâmil da França, estimada em 75.000 e 100.000 pessoas, pediu o envio de ajuda humanitária e a retirada do LTTE da lista das organizações terroristas da União Europeia", continuou.

Milhares de tâmeis promoveram manifestações na França, na Grã-Bretanha, na Suíça ou ainda na Noruega, desde o lançamento no início do ano de uma ampla ofensiva do exército do Sri Lanka contra o LTTE no noroeste do país.

Uma guerra sangrenta é travada no Sri Lanka, desde 1972, entre a rebelião dos LTTE, hindus que querem a independência do norte e do nordeste, e o poder central deste país com 75% de cingaleses budistas.

Segundo estimativas da ONU, 6.500 civis podem ter sido mortos e 14.000, feridos entre fim de janeiro e meados de abril.

Sri Lanka: milhares de tâmeis em Paris pedem o fim do genocídio

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir