Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 12-05-2009

Ferrari anuncia que deixará F1 se regras de 2010 forem manti
A Ferrari vai deixar a Fórmula 1 no final desta temporada se os atuais planos de um teto orçamentário para 2010 forem mantidos
Ferrari anuncia que deixará F1 se regras de 2010 forem manti
Foto: Abril

MILíO (Reuters) - A Ferrari vai deixar a Fórmula 1 no final desta temporada se os atuais planos de um teto orçamentário para 2010 forem mantidos, disse nesta terça-feira a equipe atual campeã mundial.

Toyota e Red Bull, esta dona também da escuderia Toro Rosso, já ameaçaram não participar do campeonato do ano que vem a menos que as novas regras anunciadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) sejam alteradas.

"Se os regulamentos adotados para 2010 não mudarem, então a Ferrari não pretende inscrever seus carros no próximo Campeonato Mundial de Fórmula 1", disse um comunicado da equipe italiana.

A FIA, presidida por Max Mosley, quer introduzir um teto orçamentário de 40 milhões de libras (60,7 milhões de dólares) no próximo ano para encorajar a entrada de novas equipes.

Segundo o projeto, as equipes que aceitarem o teto teriam uma maior liberdade técnica do que aquelas que mantivessem o orçamento ilimitado.

O presidente da Ferrari, Luca do Montezemolo, presidente da Associação das Equipes de Fórmula 1 (Fota), afirmou que isso poderia criar um campeonato dividido que seria "injusto e talvez tendencioso".

A diretoria da Ferrari apoiou a decisão de Montezemolo numa reunião em Maranello.

"Pela primeira vez na história da Fórmula 1, a temporada de 2010 terá a introdução de dois tipos diferentes de regulamentos, baseados numa arbitrariedade das regras técnicas e de parâmetros econômicos", acrescentou o comunicado.

"A diretoria considera se esse será o parâmetro regulador da Fórmula 1 no futuro, então as razões que sustentaram a participação ininterrupta da Ferrari no Campeonato Mundial nos últimos 60 anos... chegariam ao fim."

A FIA estabeleceu um prazo até 29 de maio para que as equipes interessadas em competir no Mundial de 2010 entreguem suas inscrições e se vão ou não adotar o teto orçamentário.

A Ferrari, equipe de maior prestígio na Fórmula 1, disputa a categoria desde o primeiro campeonato, em 1950, e, ao lado do Grande Prêmio de Mônaco, faz parte da tradição do esporte. A escuderia foi campeã oito vezes nos últimos 10 anos.

A equipe, que este ano vive um de seus piores inícios de temporada de todos os tempos, tem como pilotos atualmente o brasileiro Felipe Massa e o finlandês Kimi Raikkonen.

Ferrari anuncia que deixará F1 se regras de 2010 forem mantidas

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir